Espanha

Ex-lateral esquerdo Sergi Barjuan é escolhido como técnico interino do Barcelona

Sergi comandava o Barcelona B e assume o posto de treinador do time principal no lugar de Koeman de forma interina

O Barcelona anunciou nesta quinta-feira que Sergi Barjuan será o treinador interino do clube após a demissão de Ronald Koeman. O ex-lateral esquerdo foi contratado nesta temporada para comandar o Barcelona B e será alçado ao posto de treinador principal de forma temporária. Ele ficará no cargo até que o clube acerte com um novo técnico para o time principal, segundo comunicado divulgado pelo time azul-grená. Na liga espanhola, um técnico interino só pode comandar o clube por 15 dias, ou seja, ele só pode dirigir a equipe até a próxima data Fifa, que começa no dia 8 de novembro.

Aos 49 anos, Sergi fez história atuando pelo Barcelona. Fruto das categorias de base blaugranas, nasceu em Las Franqueses del Vallès, na região da Catalunha. Estreou pelo time principal do clube no final da passagem de Johan Cruyff, em 1993, e defendeu as cores da equipe até 2002, com 267 jogos. Então, foi para o Atlético de Madrid, onde ficou até 2005 e se aposentou. Defendeu a seleção espanhola de 1994 a 2002, disputando a Copa do Mundo de 1994 e 1998, e nas Eurocopa 1996 e 2000. Fez 56 jogos pela seleção espanhola.

O presidente Joan Laporta apresentará o novo treinador aos jogadores nesta tarde, antes do treinamento na Ciudad Deportiva. Sergi Barjuan atenderá à imprensa nesta sexta-feira, como prévia da partida diante do Alavés, por La Liga. Além desta partida, ele comandará também o jogo contra o Dynamo Kiev, na Ucrânia, no dia 2 de novembro. A expectativa é que o clube anuncie um novo treinador depois desses dois jogos. No dia 6 de novembro, o Barcelona enfrenta o Celta.

O principal nome para assumir o cargo é Xavi Hernández, ex-jogador lendário do Barcelona e que atualmente é o técnico do Al Sadd, do Catar. Segundo o AS, o diretor de futebol Mateu Alemany e o vice-presidente desportivo Rafa Yuste viajam nesta quinta-feira para o Catar para fechar a contratação do ex-meio-campista.

Segundo o Sport, veículo da Catalunha, Xavi inclusive já teria chegado a um acordo com o Barcelona e faltaria acertar a rescisão do contrato com o Al Sadd. A cláusula para romper o contrato é de € 1 milhão. Xavi ficaria no Al Sadd ainda nos próximos jogos e só assumiria o Barcelona na data Fifa, que começa no dia 8 de novembro – quando também expira o prazo para o Barcelona manter o técnico interino Sergi Barjuan. Depois do prazo, seria preciso efetivá-lo com um contrato definitivo, ou apresentar um novo técnico. Aparentemente, deve ser Xavi a assumir esse posto.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo