Rodrygo dá vitória ao Real Madrid sobre o Rayo Vallecano homenageando Vinícius Júnior com gesto antirracista
Gol no final do jogo deu a vitória ao Real Madrid, com Rodrygo levantando o punho fechado em gesto contra o racismo que virou o grande assunto na Espanha

O futebol espanhol tem sido dominado por um assunto: o racismo contra Vinícius Júnior. Desde os incidentes racistas contra o brasileiro no último domingo, no Estádio Mestalla, o assunto ganhou corpo, a ponto de estar mudando a forma como a Espanha mesmo olha para isso. Até por isso, o jogo entre Real Madrid e Rayo Vallecano, que sequer teve Vinícius em campo, teve homenagens ao jogador. Incluindo do compatriota Rodrygo, que marcou o gol da vitória por 2 a 1 e comemorou com um gesto antirracista: levantando o punho fechado para o alto, com o braço estendido.
Os jogadores do Real Madrid entraram em campo com uma camiseta para dar apoio a Vinícius Júnior. O mesmo aconteceu no jogo de basquete do Real Madrid, com os jogadores madridistas entrando em quase com camisetas apoiando o brasileiro. Em campo, porém, Vinícius sequer foi relacionado, se recuperando de lesão. O ataque foi formado por Rodrygo e Federico Valverde, se aproximando de Karim Benzema.
A vitória começou a ser construída de forma polêmica, aos 30 minutos do primeiro tempo. Em uma cobrança de falta rápida, que pegou o Rayo Vallecano de surpresa, Valverde tocou para Benzema, que driblou o goleiro e colocou no fundo da rede: 1 a 0. Foi o placar do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o jogo tinha um ritmo bastante lento e os dois times criaram poucas chances. Como o jogo não valia nada para nenhum dos dois, nenhum dos dois times parecia disposto a buscar mais o resultado.
Só que aos 38 minutos, Josep Chavarría recebeu pela ponta esquerda e tocou para Raúl de Tomás, dentro da área, receber, fintar e colocar na rede: 1 a 1. Parecia que o jogo insosso acabaria em um empate, o que até faria sentido. Mas o Real Madrid quis um pouco mais um resultado melhor.
Aos 43 minutos, Rodrygo tabelou com Dani Ceballos, que tinha entrado no lugar de Federico Valverde, e chutou de fora da área, no canto do goleiro Stole Dimitrievski: 2 a 1 para os madridistas. Ele comemorou levantando o braço direito, com o punho em riste, fazendo o gesto que é notório no mundo todo como antirracista desde os Panteras Negras tornaram esse gesto eterno na Olimpíada da Cidade do México, em 1968. Tommie Smith, medalha de ouro da prova de 200 metros rasos, e John Carlos, medalha de bronze, fizeram o gesto que os colocariam na história.
Em um momento que a Espanha precisa tanto repensar a forma como trata o racismo – ou como não trata, o que é o problema -, o gesto de Rodrygo e o apoio recebido por Vinícius Júnior valeram muito mais que o jogo, que tinha pouco a ser disputado.

Finalizado
2
-1

Real Madrid - Rayo Vallecano
Spain La Liga - Santiago Bernabeu
Real Madrid

Rayo Vallecano
