La Liga

LaLiga processa Real Madrid e esquenta guerra política no futebol espanhol

O clube merengue e a organizadora do Campeonato Espanhol entraram em conflito por conta da arbitragem

LaLiga denunciou ao Comitê Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol a carta enviada pelo Real Madrid após a partida contra o Espanyol criticando a arbitragem e colocando em cheque a credibilidade da competição. A informação foi dada pelo programa de rádio espanhol “El Partidazo de Cope”.

O Real Madrid será solicitado a apresentar suas objeções e, a partir disso, um período de investigação será iniciado. O clube está sujeito a sanções se perder o caso.

Tudo começou com a não expulsão de Carlos Romero em uma falta em Kylian Mbappé na partida entre Espanyol e Real Madrid no dia 1º de fevereiro. O lateral-esquerdo acabou marcando o gol da vitória sobre os madridistas.

O Real Madrid registrou uma reclamação à Federação Espanhola (EFEF) e enviou uma carta ao presidente Rafael Louzán, num gesto de protesto formal contra a arbitragem.

— Os fatos ocorridos nesta partida ultrapassaram qualquer margem de erro humano ou interpretação da arbitragem. O que aconteceu no Estádio RCDE representa o ápice de um sistema de arbitragem completamente desacreditado, no qual as decisões contra o Real Madrid atingiram um nível de manipulação e adulteração da competição que não pode mais ser ignorado — diz a carta.

La Liga x Real Madrid

Javier Tebas, presidente da La Liga, atacou o Real Madrid na quinta-feira passada (6), dizendo que o clube espanhol “perdeu a cabeça” ao acusar os árbitros de serem tendenciosos contra o time merengue.

— O Real Madrid é contra tudo. Quer prejudicar a competição, não apenas a comunidade de arbitragem. Construiu uma história exagerada de vitimização, fora de lugar e com o objetivo, na minha opinião, de prejudicar a competição. Na nota que publicaram outro dia ficou claro. Dizem que a competição é adulterada, toda uma questão que está fora de proporção. Perderam a cabeça — criticou o presidente de LaLiga.

Tebas ainda atacou diretamente o presidente do Real, Florentino Pérez, e desaprovou a utilização da “Real Madrid TV”, emissora oficial do clube, como arma contra os árbitros, pois são mostrados no canal supostos erros contra os Merengues.

— Esse tipo de nota não pode ser permitido porque há mentiras ou meias-verdades que querem influenciar algumas questões que não podem ser. Florentino Pérez quer sempre estar certo. Acho que a solução para ele seria todos nós irmos de joelhos até a sede da ACS [empresa que pertence ao mandatário do Madrid] e dizer: ‘Desculpe, Florentino, é verdade que você vai salvar o futebol e não teríamos percebido até que você divulgasse sua carta, Presidente' — completou Javier Tebas.

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, rebateu Tebas, afirmando que ninguém está satisfeito com a arbitragem do Campeonato Espanhol.

— Há quem diga que o sistema favorece o Real Madrid, mas quando o Real Madrid quer mudá-lo, rejeita-o. Tebas pode ficar descansado, aqui ninguém perdeu o juízo. Não sei por que ainda não nos deram (os áudios do VAR), não estamos pedindo que você revele um grande segredo, apenas que saiba o que aconteceu. Não há nada de mal nisso – respondeu o técnico.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Foco na Champions League

Bellingham Foden Real Madrid Manchester City
Jude Bellingham e Phil Foden se enfrentando na Champions League de 2023/24 (Foto: Icon Sport)

Enquanto isso, o Real Madrid está em preparação final para uma das partidas mais importantes da temporada, que vale a permanência do time na Champions League.

A equipe merengue visita o Manchester City nesta terça-feira (11), às 17h (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em jogo de ida dos playoffs da Champions League.

A partida de volta será no próximo dia 19, também às 17h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu. Entre os dois jogos, o Real Madrid tem um compromisso contra o Osasuna no sábado (15), 12h15 (horário de Brasília), no Reyno de Navarra, válido pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol.

Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo