A Tempestade Filomena, que gera a maior nevasca em quase quatro décadas na Espanha, provocou o adiamento do principal jogo da rodada deste sábado em La Liga. Atlético de Madrid e Athletic Bilbao deveriam se enfrentar no Wanda Metropolitano, às 16h15 no horário local, mas a organização do Campeonato Espanhol preferiu remarcar o duelo, ainda sem data para acontecer. Os bascos não conseguiram chegar à capital, depois de tentarem viajar nesta sexta-feira. Por conta das condições da pista no aeroporto de Barajas, o avião fretado que levava a equipe não ganhou autorização para aterrissar e precisou retornar a Bilbao.

Nesta sexta, apesar das condições climáticas também severas no País Basco, o Athletic conseguiu decolar com uma hora de atraso – pouco se comparado com as quatro horas aguardadas pelo Real Madrid para levantar voo em Barajas, rumo a Pamplona. O problema dos Leones aconteceu quando o voo se aproximava da capital. A torre de comando do aeroporto não autorizou a aterrissagem e, depois de quatro voltas ao redor de Madri, o piloto retornou a Bilbao, onde pousou em segurança. Os jogadores do Athletic ainda foram para o centro de treinamentos de Lezama, mas acabaram autorizados a dormir em suas casas. Receberiam novas instruções neste sábado.

Com o aeroporto de Barajas fechado neste sábado, o Athletic Bilbao não conseguiria chegar a tempo para o jogo. Além disso, as vias de Madri também estão severamente afetadas pela neve. Havia preocupação se jogadores e funcionários do Atlético conseguiriam se deslocar em segurança até o Wanda Metropolitano. Para evitar os riscos, a organização de La Liga achou de bom tom adiar o confronto. Apesar das perspectivas de melhora nas condições climáticas a partir do domingo, as autoridades preferiram não arriscar a remarcação do duelo para o dia seguinte. O Atlético tem outro compromisso já na terça, quando encara o Sevilla em Madri.

Com o adiamento, o Atlético de Madrid ficará com três partidas a menos que seus principais concorrentes em La Liga. O Real Madrid pode se aproveitar da situação e assumir provisoriamente a liderança, se vencer o Osasuna em Pamplona. Enquanto os colchoneros somam 38 pontos, os merengues têm 36. Já o Athletic Bilbao inicia a rodada com 21 pontos, na nona colocação, e pode perder posições, embora já tenha 18 partidas disputadas – uma a mais que a maioria dos concorrentes no meio da tabela.