La Liga

Gil Manzano, árbitro de Valencia x Real Madrid, acumula polêmicas na carreira; veja lista

O próprio Real Madrid já havia feito reclamações do árbitro por 3 pênaltis marcados em um mesmo jogo também contra o Valencia

O jogo entre Valencia e Real Madrid, ocorrido no último sábado (2), por La Liga, estava cercado de tensão desde antes do início da partida, por ser a primeira vez em que Vinicius Júnior voltaria ao Estádio Mestalla após ser alvo de ofensas racistas e expulso, ainda na temporada passada da La Liga. Entretanto, o protagonista do empate por 2 a 2 foi Jesús Gil Manzano.

O Real Madrid atacava pela última vez na partida, e após sobra, Carvajal cruzou a bola para Bellingham fazer o terceiro gol do Real, que daria a vitória para os merengues. Porém, logo após o lateral-direito ter jogado a bola para a área, Gil Manzano apitou, assinalando o final do jogo, portanto, invalidando o gol de Bellingham.

O lance foi motivo de muita revolta por parte dos jogadores merengues fora de casa. O inglês ficou tão irritado que, no meio das reclamações, foi também expulso pelo árbitro da partida. E esse não foi o único lance polêmico de Gil Manzano na partida. Também no fim do primeiro tempo, os jogadores do Valencia reclamaram pelo árbitro ter terminado a etapa inicial durante uma jogada de ataque do time anfitrião.

Mesmo com os lances difíceis, Gil Manzano ainda é considerado um dos principais árbitros espanhóis da atualidade. Ao todo, ele já apitou 230 jogos da La Liga, e seus números também surpreendem. Ao todo, ele mostrou 1246 cartões amarelos, 25 vermelhos e marcou 95 pênaltis. Os números aumentam ainda mais contando com Copa do Rei, Champions League e Liga Europa.

Histórico de decisões polêmicas afetam diversos times

E dentre tantos jogos, cartões e faltas assinaladas na área, decisões polêmicas fazem parte da rotina de Gil Manzano. No próprio duelo entre Valencia e Real Madrid, o árbitro chegou a assinalar 3 pênaltis contra os merengues, na temporada 2020/2021. O lance inclusive foi recordado recentemente pelo próprio Real Madrid, por meio de um vídeo antes do duelo ocorrido há dois dias.

  • O maior rival do Real Madrid também já saiu reclamando bastante dele. Ele é o único juiz a ter expulsado Messi, Neymar, Suárez e Lewandowski pelo Barcelona. E, além disso, ele também chegou a mostrar cartão vermelho para Gerard Piqué em sua última partida como zagueiro dos blaugranas.
  • O rival da cidade também já se viu prejudicado. Em um clássico contra o Real Madrid, os torcedores do Atlético de Madrid reclamaram de uma expulsão de Ángel Correa, sendo o sexto jogador colchonero a receber cartões vermelhos do árbitro.
  • Na temporada passada, outro clube também reclamou de uma suposta ajuda de Gil Manzano ao Valencia. Na partida decisiva contra o Espanyol, que culminou no rebaixamento dos pericos, o time catalão reclamou de uma falta cometida em Braithwaite antes do Valencia anotar o gol de empate, que assegurou o Valencia em La Liga.
  • Ao nível internacional, o árbitro também já foi alvo de polêmicas. Durante um jogo das Eliminatórias para a Eurocopa, ele deixou de assinalar um possível pênalti de Bryan Cristante em Mykhaylo Mudryk, no duelo entre Itália e Ucrânia.

A vida de Gil Manzano não parecerá ser fácil nos próximos dias. Mesmo benquisto pelas autoridades espanholas, é possível que ele fique um tempo afastado dos gramados até a poeira abaixar. Mas o fato é que seu equívoco prejudicou realmente o que já era uma das partidas mais emocionantes e importantes de todo o campeonato.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo