A guerra entre presidentes de La Liga e Real Madrid que pode mudar o futebol espanhol
Javier Tebas e Florentino Perez escancaram de vez suas rusgas e trocaram acusações públicas
A guerra entre Javier Tebas, presidente da La Liga, e Florentino Perez, presidente do Real Madrid, está oficialmente declara. E de forma pública. Embora não seja nenhuma novidade que a relação dos dois dirigentes vai de mal a pior, desta vez as acusações foram públicas.
Em assembleia na manhã deste domingo, o mandatário Merengue foi enfático ao dizer que “falta transparência” para a liga espanhola no acordo com o fundo econômico CVC Capital Partners, firmado em 2021.
O acordo com a CVC prevê a criação de uma empresa que vai receber patrocínios, licenças, tecnologia e a LaLiga Business School. Em troca, a La Liga receberá 1,99 bilhão de euros (cerca de R$ 12 bilhões) e cederá 9% dos direitos de transmissão durante os próximos 50 anos.
O Real Madrid, porém, votou contra a parceria, e ainda teve o apoio do Barcelona, Atlético de Madrid e Athletic Bilbao. O principal questionamento das equipes era em relação aos direitos audiovisuais, cedido ao fundo por meio século.
— Estamos preocupados com os ataques da La Liga aos nossos ativos econômicos. Nossos bens e dinheiro estão sendo severamente atacados. Ele quer se apropriar dos direitos, sendo estes dos clubes. Quer quiséssemos ou não. Pelas nossas costas. Em 2022 tramitou a nova lei esportiva, contratando um lobby político para introduzir alterações que consistiam na expropriação dos nossos direitos comerciais pela La Liga — disparou Florentino Perez.
‘Nos atacam recorrentemente'
Além das questões envolvendo o acordo com o fundo econômico, Florentino Perez ainda acusou Tebas de usar os meios de comunicação para minar a credibilidade do Real Madrid.
O presidente Merengue questionou onde é investido o dinheiro da liga, e ainda sugeriu que alguns ataques que partem da mídia podem ser frutos de um acordo com o presidente da entidade.
— Lamentamos a falta de transparência. Estamos surpresos, apesar da nossa insistência, como a La Liga justifica o dinheiro que distribui aos clubes e à mídia. Pensamos, claro, que senão serão alguns desses meios de comunicação que nos atacam recorrentemente. E acreditamos que sim. Solicitamos que identifiquem os meios de comunicação subsidiados, porque imaginamos que se alguns receberem mais dinheiro, será para um propósito — disse Florentino.
Tebas responde e acusa Real Madrid ‘não pode enganar os clubes'
Não demorou muito para a réplica do presidente da La Liga. Em suas redes sociais, Javier Tebas, por sua vez, rebateu as acusações feitas por Florentino Perez e acusou o dirigente do Real Madrid de tentar enganar os clubes.
— Não pode enganar os clubes da La Liga, embora pareça que outros possam, incluindo certos setores da classe política e alguns “puxa-sacos”. Continuaremos a desmascarar as suas mentiras, alterações fantasmas e meias verdades — disse Tebas.
Tras escuchar a Florentino Pérez en la asamblea, sigo viendo en él ese carácter "mesiánico" de salvador del fútbol que, paradójicamente, nadie dentro del sector respalda. Según él, todo está mal y solo sus ideas son correctas.
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) November 24, 2024
El pasado viernes 22, en la asamblea de LaLiga, se… pic.twitter.com/PHvMYroOUf
O presidente da entidade máxima do futebol espanhol ainda aproveitou para criticar Florentino. Segundo Tebas, Florentino se acha o dono da verdade, mesmo que suas ideias sejam ruins.
— Depois de ouvir Florentino Pérez na assembleia, continuo a ver nele aquele carácter “messiânico” do salvador do futebol que, paradoxalmente, ninguém no setor apoia. Segundo ele, tudo está errado e apenas suas ideias estão corretas — rebatou Javier Tebas.
—