La Liga

Ex-Barcelona ignora críticos, rasga elogios a Raphinha e destrincha virtudes do brasileiro no time de Xavi

Luis García se diz defensor e admirador do futebol de Raphinha e acredita ser questão de tempo para o brasileiro tomar conta do ataque do Barcelona

Raphinha chegou ao Barcelona em julho de 2022. O clube catalão não poupou esforços para fechar a contratação e desembolsou a bagatela de 58 milhões de euros na época. Destaque do Leeds United na Premier League e peça importante da Seleção Brasileira, o atacante não teve dúvidas na hora da escolha. Queria porque queria o Barcelona. A expectativa era gigantesca, tanto por parte dos torcedores e da imprensa espanhola, quanto do próprio jogador. Um ano e meio se passou, e Raphinha parece não ter atingido o patamar desejado.

O atleta de 26 anos está em sua segunda temporada pelo Barcelona, e os números não são nada animadores. Alvo de críticas na Espanha, Raphinha marcou apenas dois gols em 13 partidas. Apesar do descontentamento quase que geral com o desempenho do camisa 11, Luis García, ex-atacante do clube catalão e do Atlético de Madrid, vê muito potencial no jogador e acredita ser questão de tempo para que o mesmo deslanche no time culé.

Revelado nas categorias de base do Barcelona, Luis García acredita que Raphinha consegue cumprir com maestria seu papel dentro de campo. Na opinião do ex-jogador, o atacante oferece ao técnico Xavi Hernández não só o talento ofensivo, mas também a recomposição e o suporte na defesa.

– Sou um grande defensor de Raphinha, sempre fui. Simplesmente porque um jogador com um talento excepcional na perna esquerda e que te traz esse trabalho… Sempre sou muito a favor de jogadores que trabalham sem parar um segundo durante o jogo -, disse Luis García em entrevista ao “ge”.

“Ele tenta sem cessar”

Luis García prosseguiu nos elogios a Raphinha. Em sua resposta, o ex-atacante enumerou as virtudes do camisa 11 e destacou sua versatilidade dentro das quatro linhas, característica fundamental para o bom funcionamento do time de Xavi.

– Cria chances, se coloca como quinto homem, ataca, faz diagonal, luta, rouba bolas. Além de ter acertado ou não, teve várias chances de marcar, mas tenta sem cessar. Para mim, sempre vou defender. Sobretudo porque para um time como o Barcelona, onde hoje se precisa de muito trabalho de todos, jogadores que sejam agressivos no um contra um, que lutem, que recuperem bolas, que ajudem na defesa… Sou um defensor de um jogador que daqui adiante acho que vamos ver mais no time de Xavi.

Números de Raphinha pelo Barcelona

Em sua primeira temporada pelo Barcelona, Raphinha disputou 50 jogos, marcou 10 gols e concedeu 12 assistências. Somando com os números de 2023/2024, o atacante tem 12 tentos e 15 passes para gol.

  • 63 jogos
  • 12 gols
  • 15 assistências
  • 11 cartões amarelos
  • 2 títulos

Raphinha busca voltar a marcar em clássico contra o Atlético

Raphinha não balança as redes há nove partidas e certamente não está satisfeito com este jejum. Neste domingo (3), entretanto, o atacante brasileiro terá mais uma oportunidade para isso. A partir das 17h (horário de Brasília), o Barcelona recebe o Atlético de Madrid, no Estádio Olímpico Lluís Companys, em jogo válido pela 15ª rodada de LaLiga.

O clássico é encarado pelos dois times como duelo importantíssimo na corrida pelo título espanhol, já que coloca frente a frente terceiro (Atlético de Madrid) e quarto (Barcelona) colocados. Ambas as equipes somam 31 pontos, mas os Colchoneros levam vantagem na classificação em virtude do critério de desempate (mais vitórias). Líder e vice-líder respectivamente, Real Madrid e Girona tem 35 pontos cada.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo