La Liga

Brahim Díaz quer cavar seu espaço no Real Madrid e causar (boa) dor de cabeça para Ancelotti

Com Vinícius Júnior lesionado, Brahim Díaz assume protagonismo no ataque e vira peça importante no esquema do Real Madrid

Quando Vinícius Júnior se lesionou, boa parte da torcida e mesmo o técnico Carlo Ancelotti tiveram algumas preocupações sobe como o Real Madrid manteria sua boa fase ofensiva. O brasileiro marcou seis gols em 13 jogos disputados e ao lado de Rodrygo, protagonizou lances mágicos na La Liga e na Champions League. Mas, com Vini fora de combate e Joselu longe de sua melhor forma, outro nome se tornou fundamental no esquema tático do time Merengue: Brahim Díaz.

O jogador precisou ser paciente até assumir este papel importante no Real Madrid – os primeiros meses desde sua volta não foram fáceis. Após uma temporada incrível pelo Milan, sendo importantíssimo na conquista da Serie A pelo time Rossonero e também pela campanha na Champions League, quando o time chegou até as semifinais, Brahim chegou com a missão de substituir Asensio. Ancelotti deu preferência a Bellingham, que provou ser uma opção acertada, mas tinha em Joselu a sua preferência como reserva da posição.

Brahim Díaz fez alguns jogos ruins, estreando definitivamente como titular diante do Las Palmas, na 7ª rodada da La Liga, quando marcou um dos gols da vitória do time Merengue no triunfo por 2 x 0. A partir daí, o jogador passou a entrar em alguns jogos e voltou a ser titular contra o Valencia. Seu grande desempenho na partida, a goleada madrilenha por 5 x 1 no Santiago Bernabéu, virou a chave de sua trajetória pelo Real. Em 14 jogos disputados nesta temporada, o jogador marcou três gols e deu duas assistências.

O jogador passou a ser titular absoluto no time do Real Madrid, seja atuando como um meia pela esquerda, ou como um ponta. Diante do Bétis, o craque espanhol deu passe de cinema para Bellingham marcar o único gol do time madrilenho no empate por 1 x 1. As atuações recentes e o ótimo entendimento do jogador com o inglês e com Rodrygo criaram uma dor de cabeça em Carlo Ancelotti, que terá de repensar como vai montar a sua equipe quando Vinícius Júnior retornar de sua lesão.

Como Ancelotti pode encaixar Brahim Díaz com o retorno de Vinícius Jr?

Existem duas possibilidades para a entrada de Brahim Díaz no time do Real Madrid, mas isso pode fazer com que Ancelotti tenha que sacrificar alguém no meio-campo para encaixar o espanhol. Em um primeiro cenário, pensando em uma situação da qual o Real Madrid tenha que jogar mais ofensivamente, Modric, Kroos e Valverde brigariam por duas posições no meio-campo, o que abriria uma vaga na função de armador, que poderia ser ocupada por Brahím.

Nos casos em que Bellingham, ou qualquer outro jogador de ataque não puder entrar em campo, Ancelotti pode repetir a formação do jogo contra o Braga, na Champions League, quando armou o time com quatro homens no meio em um losango com Vinícius Jr e Rodrygo como jogadores mais avançados e Brahim Díaz aparecendo como enganche. Seja com uma ou outra formação, será necessário sacrificar alguém para encaixar Díaz no esquema de jogo madrilenho.

Real Madrid
Com Tchouaméni e Camavinga fora, Valverde, Kroos e Modric vão brigar por duas posições no meio de campo quando o time madrilenho precisar atacar mais. Foto: Trivela
Real Madrid
Outro cenário possível para encaixar Brahim Díaz é Ancelotti escalar o Real Madrid com um losango no meio-campo, assim como fez diante do Braga, no caso de algum jogador de ataque ficar fora. Foto: Trivela

Seja como titular ou suplente, Brahim Díaz tem aproveitado os minutos como titular no Real Madrid e sido importante para o time na ausência de Vini. A briga pela titularidade da equipe será muito interessante de se acompanhar, não só no setor ofensivo, mas também no meio-campo, já que Modric, Kroos, Valverde, Camavinga e Tchouaméni trambém devem travar disputa pelas posições no time quando todos estiverem em condições físicas de atuar.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo