Campeonato BrasileiroConteúdo PatrocinadoLa Liga

Barça x Real é destaque do fim de semana, mas ainda tem Brasileirão, Série B e europeus na TV

O fim de semana tem jogão na Espanha. O principal jogo da liga e um dos principais do mundo, Real Madrid e Barcelona lidera a lista de jogos a se ver. Claro, esse é só um dos muitos jogos que a TV vai mostrar. Teremos o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Feminino, a final da Série C, muitos jogos do Brasileirão em sua reta decisiva na luta por Libertadores e contra o rebaixamento, além de bons jogos em campeonatos europeus. Pode se preparar, porque há muita coisa para se ver. Escolhemos alguns jogos para destacar, mas no final do post você vê a lista completa, com todos os jogos transmitidos.

LEIA TAMBÉM:
CONSCIÊNCIA NEGRA: Como Gilberto Freyre via a importância do futebol na ascensão do negro na sociedade brasileira
BRASILEIRÃO: Dez momentos decisivos no caminho do Corinthians rumo ao hexa brasileiro
ÍDOLO: Buffon, 20 anos depois de sua estreia: “Parece que o destino fez eu me tornar goleiro”

O jogão

Real Madrid x Barcelona
Sábado, 15h15 – Fox Sports

É o grande jogo do fim de semana. El Clasico será uma disputa entre dois times em momentos diferentes. Real Madrid não apresenta um futebol convincente, enquanto o Barcelona, mesmo sem Messi, segue vencendo e jogando bem. Só que os dois times terão que lidar com desfalques e dúvidas por problemas físicos e lesões.

O Real Madrid tem dois problemas. Um deles é Sergio Ramos, que tem jogado sob efeito de analgésicos por dores no ombro, mas deve ser escalado como titular. O outro é Karim Benzema. Embora tenha treinado bem durante a semana, está fora doo time por lesão há muito tempo. Deve começar no banco, o que é uma perda grande para o time, que não tem um jogador com a característica dele. É possível que Benítez opte por fechar o meio-campo, como tem feito em muitos jogos. O meio-campo teria Casemiro, Kroos e Modric, com Isco, Bale e Cristiano Ronaldo no ataque. A outra possibilidade é a saída de Casemiro do time para a entrada de Bale, mudando a formação do time para um 4-4-2, com Isco e James fechando o meio-campo pelos lados e Ronaldo e Bale na frente.

O Barcelona deve ter Lionel Messi, mas o argentino, ausente há mais de 50 dias do time, deve começar no banco. Até porque o time vem muito bem sem ele. A outra dúvida é Ivan Rakitic, que se recupera de lesão. Ambos estarão em Madri, mas não se sabe exatamente quais as condições físicas dos dois. O favorito para começar no ataque ao lado de Luis Suárez e Neymar é Munir El Haddadi, que vem da base e tem feito bons jogos. Mascherano e Piqué devem formar a zaga, Daniel Alves e Jordi Alba nas laterais e Sergio Busquets no meio.

Deve ser um jogo interessante e cheio de variações. Vale ficar ligado.

Os clássicos

Juventus x Milan
Sábado, 17h45 – ESPN Brasil

Logo depois do Real Madrid x Barcelona tem outro jogo interessante: Juventus x Milan. Os dois times já decidiram a Champions League em 2003, mas os tempos são outros. A Juventus até chegou à final da competição europeia na temporada passada, mas o Milan sofre, e muito, para ao menos conseguir voltar ao principal torneio do continente. Nas últimas temporadas, a Juventus foi dominante na Itália, mas desta vez não começou assim. A Juve está em sétimo na tabela da Serie A, atrás até mesmo do Milan, que é sexto. Mas é um clássico, um dos jogos mais importantes e de maior rivalidade na Itália.

Os dois times devem ter formação parecida, 4-3-3, com Pogba, Khedira e Marchisio no meio, Morata, Dybala e Cuadrado no ataque. Do lado milanista, Cerci e Bonaventura devem ser os atacantes de lado, com Bacca pelo centro. Montolivo, Kucka e Poli são favoritos a começar no meio.

Internacional x Grêmio
Domingo, 17h00 – Globo (RS), Premiere

Depois do 5 a 0 gremista no primeiro turno, o Colorado recebe o rival no Beira-Rio precisando da vitória, mas antes de tudo isso, precisando, e querendo muito, dar o troco pela derrota acachapante do primeiro turno. Em termos de campeonato, o jogo tem relevância para ambos: o Grêmio tem 62 pontos, é o terceiro colocado, e ainda busca o segundo lugar do Atlético Mineiro, que tem 65. O Inter, por sua vez, é o sexto colocado com 53 pontos e precisa vencer para seguir firme na briga por G-4. O São Paulo, atual quarto colocado, tem 56 e o Santos, quinto, tem 55. Mas isso é só um detalhe quando se fala em GreNal. A disputa poderia ser só um amistoso. Está em jogo a rivalidade.

O reencontro
Sterling comemora seu primeiro gol oficial com a camisa do City (AP Photo/Jon Super)
Sterling comemora seu primeiro gol oficial com a camisa do City (AP Photo/Jon Super)

Sterling x Liverpool
Manchester City x Liverpool
Sábado, 15h30 – ESPN Brasil

Dois times que rivalizaram na disputa do título há duas temporadas agora voltam a se encontrar depois de duelos equilibrados na última temporada. Neste ano, em março, pela Premier League 2014/15, o Liverpool venceu os Citizens por 2 a 1 em Anfield. Desta vez, porém, o jogo em no Etihad, onde, no dia 25 de agosto de 2014, o City venceu os Reds por 3 a 1, no começo da temporada passada. Só que o grande reencontro é mesmo entre Raheem Sterling e Liverpool. O atacante foi contratado por uma bolada de € 62,5 milhões de pode ser o atacante mais avançado do time da casa. Do outro lado, Benteke deve voltar ao time titular do técnico Jürgen Klopp, que conta com o talento e boa fase de Coutinho para fazer um bom jogo.

O cara

Zlatan Ibrahimovic
Lorient x Paris Saint-Germain
Sábado, 14h00 – Sportv, ESPN+

Depois da atuação decisiva contra a Dinamarca, que classificou a Suécia para a Eurocopa de 2016, Zlatan Ibrahimovic volta à ativa pelo clube. Ou melhor, talvez volte. Como a semana é de Champions League, o técnico Laurent Blanc pode optar por descansar o seu principal jogador. Seja como for, Ibra é a principal estrela do PSG, que terá pela frente um adversário que nem é lá muito difícil.

VEJA MAIS: Ibra encarnou o orgulho sueco para levar seu país a mais uma Eurocopa

O brasileiro
O grande nome do Chelsea na temporada, Willian salvou o time contra o Dynamo de Kiev (AP Photo/Tim Ireland)
O grande nome do Chelsea na temporada, Willian salvou o time contra o Dynamo de Kiev (AP Photo/Tim Ireland)

Willian
Chelsea x Norwich
Sábado, 13h00 – Fox Sports

Depois de mais uma vez ir bem pela seleção brasileira, Willian volta ao Chelsea para tentar fazer o mesmo pelo clube inglês, do qual também é destaque na temporada. O Chelsea vai mal e não pode deixar de vencer o jogo. Curiosamente, neste momento o Norich está à frente do Chelsea. É isso mesmo: o Chelsea é 16º colocado com 11 pontos, um a menos que o Norwich, 15º. Claro que a pressão continua grande em José Mourinho e seus comandados, mas jogando em casa contra o Norwich, não dá para não vencer. E, para isso, conta, e muito, com a boa fase de Willian.

Fique de olho

Náutico x Bahia
Sábado, 17h30 – Globo (BA), Premiere

Jogo que vale muito para o Náutico, embora não valha mais tanto para o Bahia. Afinal, o time pernambucano, sexto colocado, ainda sonha com o acesso. Tem 57 pontos, mesma pontuação do Bragantino, quinto colocado, e quatro pontos a menos que o Santa Cruz, 61 pontos.

Mogi Mirim x Santa Cruz
Sábado, 17h30 – Globo (PE), RedeTV!, Premiere

Já rebaixado, o Mogi Mirim não tem mais o que fazer no campeonato, mas o Santa Cruz tem. E tem muito. O time, que tem Grafite nas suas fileiras ofensivas, é o quarto colocado da Série B com 61 pontos e quer vencer para se manter nesta posição e dar mais um passo, e um passo importante, rumo à Série A. Por sinal, o time pode até garantir o acesso com uma vitória, uma vez que tem quatro pontos de diferença e faltaria só uma rodada para o fim do campeonato.

América Mineiro x Ceará
Globo (CE), RedeTV!, Premiere

O jogo é atraente não só porque o América Mineiro faz grande campanha e está perto, muito perto mesmo, de garantir a volta à Série A. Se vencer, está na primeira divisão. O problema é que o adversário é o Ceará, que está com a loucura do técnico Lisca, que tem feito a torcida do Ceará sonhar em não cair para a Série C. Em 17º lugar, ainda na zona do rebaixamento, o time tem 41 pontos, um a menos que o Macaé, 16º, que enfrenta o Boa Esporte em casa. Jogo para ficar ligado no sábado à tarde.

Vila Nova x Londrina
Sábado, 19h00 – TV Brasil, EI Maxx

Chegou a hora de saber quem é que fica com a taça da Série C do Brasileirão. Os dois times estarão na Série B em 2016, mas ganhar o título é bom e todo mundo gosta. O Serra Dourada será o palco do jogo decisivo. O Vila Nova precisa vencer, porque perdeu o primeiro jogo por 1 a 0. Claro, o Londrina quer segurar o time goiano para ficar com mais essa conquista a sua história. Se levarmos em conta os últimos jogos, deveremos ter um grande público, de mais de 30 mil pessoas, para ver essa final.

São José chegou com melhor ataque à final do Brasileirão feminino (Foto: LEANDRO MARTINS / ALLSPORTS)
São José chegou com melhor ataque à final do Brasileirão feminino (Foto: LEANDRO MARTINS / ALLSPORTS)

Rio Preto x São José
Domingo, 19h00 – TV Brasil, Fox Sports

O São José é um dos times brasileiros mais fortes do futebol feminino e chega à final com todos os méritos. Aliás, com um atropelamento na semifinal, por sinal: fez 5 a 0 em casa contra o Tiradentes. O time é uma máquina de gols: são 39 em 12 jogos, média de 3,25 por partida. É um time que castiga as defesas adversárias. E na é só ofensivo, é também seguro defensivamente. Foram só nove gols sofridos em 12 jogos – 0,75 por partida.

O Rio Preto sofreu mais. É um time de poucos gols na competição. Foram 21 gols em 12 jogos, média de 1,75 gol por partida. Tanto é que só em quatro jogos o time marcou mais de um gol. Nas semifinais, contra a Adeco, dois empates por 1 a 1. Fruto também de uma defesa muito sólida: só oito gols sofridos em 12 jogos, média de 0,66 por partida. A vaga na final veio nos pênaltis, sofrido, mas agora é outra coisa. Final é sempre diferente e os dois times devem fazer um jogo difícil.

Neste fim de semana, o jogo é em São José do Rio Preto e o jogo de volta será no dia 25 de novembro, quarta-feira, em São José dos Campos.

Vale uma zapeada

West Bromwich x Arsenal
Sábado, 13h00 – ESPN Brasil

O Arsenal começou muito bem a temporada e, mais uma vez, sonha com o título. Se é possível, só o próprio time poderá responder, em campo. Vencer o West Bromwich é importante por isso. Só que o time de Tony Pulis é daqueles mais chatos de se enfrentar, porque marca forte, duro, às vezes até duro demais. Com 26 pontos, mesma pontuação do Manchester City, o Arsenal divide a primeira posição da Premier League. Como os Citizens têm o duro jogo com o Liverpool, uma vitória pode manter o time sozinho na ponta. E se o time quer ser campeão, ganhar do West Brom é obrigação.

Schalke 04 x Bayern de Munique
Sábado, 15h30 – Fox Sports 2

O Campeonato Alemão não tem sido muito disputado, é verdade. Um dos poucos times que pode causar um desafio ao Bayern de Munique é o Schalke 04, ainda mais atuando em Gelsenkirchen. Claro, na teoria. Porque os bávaros já atropelaram até o Borussia Dortmund, um dos melhores times da liga, atuando em Munique. Será que desta vez o Bayern terá dificuldades e não definirá a partida no primeiro tempo?

Sporting x Benfica
Sábado, 18h00 – Sportv 3

O jogo é pela Copa de Portugal, mas é de uma rivalidade imensa. O clássico de Lisboa traz o histórico recente da vitória do Sporting dentro da Luz pelo Campeonato Português, o que foi atribuído, em grande parte, ao téncico Jorge Jesus, que trocou justamente o Benfica pelo Sporting nesta temporada. Desta vez, o duelo é eliminatório. Será que agora os encarnados darão o troco?

Corinthians x São Paulo
Domingo, 17h00 – Globo (SP), Premiere

O Corinthians já é campeão, mas o São Paulo ainda briga por vaga na Libertadores ponto a ponto. Por isso, o clássico na Arena Corinthians vale muito para os tricolores. O alvinegro da zona leste paulistana vai fazer a festa e é possível até que vejamos uma cena bonita dos jogadores rivais dando as faixas aos campeões, mas não se engane: em campo, o São Paulo deve entrar para jogar com tudo, porque sabe que não pode bobear se quiser ir para a Libertadores. Ainda não se sabe que time do Corinthians entrará em campo e é possível que vejamos alguns reservas. No São Paulo, Pato será desfalque por razões contratuais, como já nos acostumamos nos últimos dois anos. Mais do que carimbar a faixa, vale pelo pontos importantes do campeonato para o São Paulo e também para conseguir a primeira vitória na nova casa do rival.

Passe longe

Caen x Angers
Domingo, 11h00 – Sportv

Dois times que fazem campanha surpreendente no Francesão. O Caen é o terceiro colocado, 24 pontos, um atrás do vice-líder Lyon e 11 atrás do líder PSG. O Angers tem 22 pontos e também vem surpreendendo. O que surpreende mesmo é o confronto entre os dois ser atração na TV. Nenhum dos dois times deve se manter ali na parte de cima da tabela por tanto tempo, mas se você quiser matar a curiosidade, bom, tá aí.

Veja a programação de TV completa:

Sexta, 20 de novembro

17h30 – Campeonato Alemão: Hamburgo x Borussia Dortmund – ESPN Brasil
17h30 – Campeonato Francês: Nice x Lyon – ESPN
19h00 – Campeonato Brasileiro Série B: Atlético Goianiense x Oeste – Sportv (Menos GO), Premiere
20h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Macaé x Boa Esporte – Premiere
21h30 – Campeonato Brasileiro Série B: ABC x Botafogo – Sportv (Menos RN e DF), Premiere

Sábado, 21 de novembro

09h00 – Campeonato Paulista Sub-15: Audax x Santos – Esporte Mais (Osasco)
10h45 – Campeonato Paulista Sub-17: Santos x São Paulo – Rede Vida
10h45 – Campeonato Inglês: Watford x Manchester United – Fox Spors
12h30 – Campeonato Alemão: Wolfsburg x Werder Bremen – ESPN
12h30 – Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Bayer Leverkusen – Fox Sports 2
12h30 – Campeonato Alemão: Borussia Monchengladbach x Hannover – Watch ESPN
12h30 – Campeonato Alemão: Stuttgart x Augsburg – Watch ESPN
12h30 – Campeonato Alemão: Colônia x Mainz – Fox Play
13h00 – Campeonato Inglês: Chelsea x Norwich – Fox Sports
13h00 – Campeonato Inglês: West Bromwich x Arsenal – ESPN Brasil
13h00 – Campeonato Inglês: Everton x Aston Villa – Fox Play
13h00 – Campeonato Inglês: Newcastle x Leicester – Watch ESPN
13h00 – Campeonato Inglês: Swansea x Bournemouth – Fox Play
13h00 – Campeonato Inglês: Southampton x Stoke City – Watch ESPN
13h00 – Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Sevilla – Fox Play
14h00 – Campeonato Francês: Lorient x Paris Saint-Germain – Sportv e ESPN+
15h00 – Campeonato Italiano: Bologna x Roma – ESPN
15h15 – Campeonato Espanhol: Real Madrid x Barcelona – Fox Sports
15h30 – Campeonato Alemão: Schalke 04 x Bayern de Munique – Fox Sports 2
15h30 – Campeonato Inglês: Manchester City x Liverpool – ESPN Brasil
16h00 – Campeonato Paulista Sub-20: Santos x Corinthians – Esporte Mais (Osasco)
16h00 – Copa de Portugal: Angrense x Porto – Sportv
16h45 – Campeonato Holandês: Ajax x Cambuur – ESPN+
17h00 – Campeonato Francês: Monaco x Nantes – ESPN
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Mogi Mirim x Santa Cruz – RedeTV!, Globo (PE) e Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Bahia – Globo (BA) e Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Ceará – Globo (CE), RedeTV!, Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Luverdense – Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Bragantino – Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Sampaio Corrêa – Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x Criciúma – Premiere
17h30 – Campeonato Espanhol: Espanyol x Malaga – Watch ESPN
17h45 – Campeonato Italiano: Juventus x Milan – ESPN Brasil
17h45 – Campeonato Holandês: Willem II x PSV Eindhoven – Watch ESPN
18h00 – Copa de Portugal: Sporting x Benfica – Sportv 3
19h00 – Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Londrina (final, volta) – TV Brasil e EI Maxx
19h00 – Copa Paulista: Linense x Ituano – Rede Vida
19h00 – Campeonato Espanhol: Deportivo La Coruña x Celta – Fox Sports
19h00 – Campeonato Espanhol: Valencia x Las Palmas – ESPN
19h30 – Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Cruzeiro – Sportv (Menos SP), Premiere

Domingo, 22 de novembro

09h00 – Campeonato Espanhol: Sporting Gijón x Levante – Watch ESPN
09h30 – Campeonato Italiano: 
Udinese x Sampdoria – ESPN Brasil
09h30 – Copa do Nordeste sub-20: Ceará x CRB – Esporte Interativo
11h00 – Campeonato Francês: Caen x Angers – Sportv
11h15 – Campeonato Inglês 2ª Divisão:
Burnley x Brighton & Hove Albion – ESPN
11h25 – Superliga da Índia: Atlético de Kolkata x Goa – EI Maxx
11h30 – Campeonato Holandês: 
Feyenoord x Twente – Watch ESPN
12h00 – Campeonato Italiano:
Lazio x Palermo – ESPN Brasil
12h00 – Campeonato Italiano:
Carpi x Chievo – WatchESPN
12h00 – Campeonato Italiano:
Verona x Napoli – Fox Sports
12h00 – Campeonato Italiano: Fiorentina x Empoli – Fox Sports 2
13h00 – Campeonato Espanhol: Villarreal x Eibar – ESPN
14h00 – Campeonato Inglês: Tottenham x West Ham – ESPN Brasil
14h30 – Campeonato Alemão: Ingolstadt x Darmstadt – Fox Sports 2
14h30 – Campeonato Italiano Serie B: Bari x Livorno – Bandsports
15h15 – Campeonato Espanhol: Granada x Athletic Bilbao – Fox Sports
17h00 – Campeonato Brasileiro: Figueirense x Chapecoense – Premiere
17h00 – Campeonato Brasileiro: Corinthians x São Paulo – Globo (SP), Premiere
17h00 – Campeonato Brasileiro: Internacional x Grêmio – Globo (RS), Premiere
17h00 – Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Goiás – Premiere
17h00 – Campeonato Brasileiro: Joinville x Vasco – Globo (RJ), Premiere
17h00 – Campeonato Brasileiro: Flamengo x Ponte Preta – Premiere
17h30 – Campeonato Espanhol: Betis x Atlético de Madrid – ESPN+
17h45 – Campeonato Italiano: Internazionale x Frosinone – Fox Sports
19h00 – Campeonato Brasileiro Feminino: Rio Preto x São José – TV Brasil, Fox Sports
19h30 – Campeonato Brasileiro: Coritiba x Santos – Sportv (menos PR), Premiere
19h30 – Campeonato Brasileiro: Sport x Atlético Paranaense – Premiere
19h30 – Campeonato Brasileiro: Fluminense x Avaí – Premiere
20h20 – Major League Soccer: Final da Conferência Leste: Columbus Crew x New York Red Bulls – ESPN+
22h45 – Major League Soccer: Final da Conferência Oeste: Portland Timbers x Dallas – Sportv 2

Segunda, 23 de novembro

17h30 – Campeonato Italiano Serie B: Cagliari x Ascoli – Bandsports

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo