Atlético de Madrid dá resposta à crise com vitória sobre o organizado Betis em La Liga
Atleti sofreu, mas venceu o Betis por 2 a 1 e convenceu o seu torcedor, que lotou o Cívitas Metropolitano em meio à fase difícil
“Jogo a jogo”. Antes do Atlético de Madrid entrar em campo neste domingo (3), Diego Simeone evitou ao máximo projetar qualquer horizonte na temporada. Enfrentando uma dura crise, após ser eliminado da Copa do Rei e perder o jogo de ida das oitavas da Champions League, o Atleti precisava dar uma resposta em La Liga. Diante de um organizado Betis, a equipe colchonera venceu por 2 a 1 e convenceu o seu torcedor – que lotou o Estádio Cívitas Metropolitano – de que ainda há esperança.
O retrospecto recente do Atlético de Madrid é terrível. Em fevereiro, o time da capital madrilenha só venceu uma partida em todas as competições – a goleada por 5 a 0 sobre o Las Palmas. No mais, apenas empates e derrotas, inclusive na liga espanhola, além da eliminação na Copa do Rei que teve uma atuação sofrível dos comandados de Simeone.
Vale lembrar que o Atleti chegou a ser líder de La Liga e um dos melhores times da primeira metade do torneio, mas perdeu fôlego após a virada do ano. Por isso, era vencer ou vencer na 27ª rodada para manter a quarta posição da tabela. Com os três pontos conquistados em casa, o clube rojiblanco chegou aos 55 pontos, com uma folga considerável para o 5º colocado, Athletic Bilbao, que soma 49.
A apresentação dos colchoneros neste sábado abre o horizonte para Diego Simeone, que precisava urgentemente dar uma resposta à torcida. Nem tudo está resolvido, mas nem tudo está perdido também.
¡Los ???? ?????? se quedan en casa! ❤️? pic.twitter.com/ZejKSJ3QrP
— Atlético de Madrid (@Atleti) March 3, 2024
Até Morata sofre com a fase ruim do time
Na primeira etapa, o Atlético dominou o Betis. O time visitante teve certa dificuldade para criar jogadas pelo meio de campo e demonstrava bastante insegurança, errando muitos passes.
Percebendo a postura confusa dos adversários, os colchoneros criaram muito, chegaram com qualidade à área adversária e abriram o placar num erro da defesa verdiblanca. O goleiro Rui Silva marcou contra o próprio patrimônio após tentar afastar o perigo.
Depois disso, só deu Atleti. Perto dos 30 minutos de bola rolando, Morata foi derrubado dentro da área após um desarme errado. O VAR chamou o árbitro para revisar o lance e o pênalti foi marcado. O próprio camisa 19 pegou a bola para cobrar, bateu e teve seu chute defendido. O atacante bateu muito mal, à meia altura no lado esquerdo, facilitando a defesa.
O erro de Morata é uma prova de que até o artilheiro do time, que também ocupa a terceira posição no ranking de La Liga (com 14 gols marcados), sofre a situação difícil da equipe.
Por fim, ainda no primeiro tempo, ele se redimiu, ampliando o placar de cabeça após um rebote de Rui Silva.
Muito organizado, Betis pressiona e Atlético resiste
Por mais que o Atlético tenha feito um ótimo primeiro tempo, os resquícios da má fase voltaram a aparecer no segundo tempo. Além de tudo, o azar do time colchonero, que é impressionante, também se fez presente.
Bastante organizado, os visitantes assustaram Oblak em duas oportunidades da entrada da área. No entanto, não estavam com a mira em dia – não foi o caso de William Carvalho. O meia luso-angolano marcou um golaço, na marca dos 20 minutos, ao arriscar uma finalização de longe. Ele acertou o ângulo direito, sem chances para Oblak. Pode ter sido sorte de William, mas é mais provável que tenha sido o azar do Atlético dos últimos tempos.
A pressão do Betis após diminuir o placar deixou os jogadores colchoneros claramente ansiosos. A todo momento, Simeone gesticulava pedindo calma. Os erros de passe no meio de campo e a marcação confusa quase complicaram a vitória. Faltou pouco para os verdiblancos empatarem, mas pelo por enquanto a torcida atleticana poderá dormir tranquila.