La Liga

Atlético de Madrid mira recuperação contra o Almería; Griezmann, a história

Griezmann está a três gols de igualar Luis Aragonés, maior artilheiro da história do Atlético de Madrid

O Atlético de Madrid perdeu do Barcelona no último fim de semana e viu sua ascensão ser interrompida sem dó e nem piedade na La Liga. A chance de reação pode vir neste domingo (10), a partir das 10h (de Brasília), contra o Almería, no estádio Metropolitano de Madrid, com a possibilidade de Antoine Griezmann fazer história (mais uma vez) pelo clube.

O francês soma 170 gols com a camisa colchonera e está a apenas três de igualar Luis Aragonés, maior artilheiro da história do Atlético de Madrid. Em casa e diante do lanterna da competição, Griezmann terá uma oportunidade perfeita para, no mínimo, se aproximar ainda mais do topo.

A história de Griezmann no Atlético é de idolatria. Nem a passagem pelo Barcelona entre 2019 e 2021, em uma conturbada negociação, apaga o peso do meia-atacante francês na trajetória da equipe da capital espanhola durante a Era de Diego Simeone.

São três títulos de Griezmann com a camisa alvirrubra do Atlético (Supercopa da Espanha de 2014, Liga Europa de 2018 e Supercopa da Europa de 2018) e atuações marcantes.

Neste domingo, mais uma exibição diferenciada pode deixar o meia-atacante perto da marca histórica de Aragonés, que atuou uma década pelo Atlético de Madrid (1964 a 1974) e até hoje é considerado uma das maiores lendas a vestir a camisa colchonera.

Olho na tabela

O Atlético de Madrid quer a reação em La Liga para manter contato com o grupo da frente e se sustentar na zona de classificação para a próxima edição da Champions League.

O time de Griezmann soma 31 pontos na tabela do Campeonato Espanhol, e ocupa a quarta colocação, com apenas três de diferença para o próprio Barça, que entra em campo também no domingo, às 17h, diante do vice-líder Girona. A briga é de “foices” pela ponta.

Possível mudança

Para recuperar-se e se sustentar na zona de classificação para a Champions, o Atlético de Madrid pode ter uma mudança na equipe titular. Simeone trabalhou nos últimos dias a entrada do experiente César Azpilicueta no setor defensivo do time titular.

Azpilicueta entraria na vaga de Mario Hermoso, que pode ir para o banco por conta também do desgaste físico deste início da temporada.

O veterano de 34 anos, que teve passagem marcante pelo Chelsea, atuou pela última vez como titular no dia 25 de novembro, quando participou da vitória por 1 a 0 sobre o Mallorca.

Rebaixamento à vista?

O Almería chega para a partida deste fim de semana com o peso de uma dura eliminação. Na última quarta-feira, a equipe perdeu por 1 a 0 para o Barbasto, da quarta divisão espanhola, e deu adeus à Copa do Rei ainda na segunda fase do torneio.

Dentro de La Liga, a situação é caótica. Nenhuma vitória e apenas quatro empates depois de 15 jogos, com o drama do rebaixamento aparecendo logo cedo.

O Almería, aliás, é o único clube do Campeonato Espanhol que ainda não conquistou um resultado positivo. Difícil imaginar que a vitória venha diante de um Atlético de Madrid que busca recuperar o embalo e em elevar ainda mais o peso de Griezmann na história do clube.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo