La Liga

Excesso de craques? Ancelotti aponta problema do Real Madrid em tropeço em LaLiga

Técnico italiano aponta como falta de equilíbrio defensivo pesou para que Merengues sofressem no 2º tempo

O 1 a 1 com o Mallorca não era o que o Real Madrid projetava neste domingo (18) ao visitar o Estádio Son Moix. Foi a estreia dos “novos Galáticos”, agora com Kylian Mbappé, pela La Liga 2024/25.

Mesmo começando ganhando com gol de Rodrygo aos 12 minutos, o time perdeu muitas chances na etapa inicial e tomou o empate em gol aérea no 2º tempo. Mostrou dificuldade ao buscar a vitória ficando mais com a bola e o placar terminou igualado.

Carlo Ancelotti se mostrou irritado com a postura do time na coletiva de imprensa após a partida, afirmando que o time poderia ter perdido pelo desequilíbrio defensivo visto nos 45 minutos finais.

— Começamos bem o jogo, abrimos o placar e podíamos ter feito o segundo [gol]. No segundo tempo faltou equilíbrio. É um jogo que poderíamos ter perdido porque não tivemos equilíbrio. Não foi um jogo bom jogo. Somos uma equipe muito ofensiva e o equilíbrio defensivo é parte fundamental. […] Não estamos satisfeitos. Poderíamos ter feito muito melhor. Não quero dar desculpas. Podemos aprender muito com este jogo porque ficou muito claro onde poderíamos ter problemas. — começou.

Essa ausência de equilíbrio na hora de defender foi explicada por Carletto como um problema no momento de perder a bola e buscar pressionar logo na sequência.

Para o italiano, não é só uma questão do quarteto ofensivo, mas que envolve todo o time.

— O aspecto defensivo não tem sido bom. Tem sido difícil para nós roubar a bola, pressionar depois de perder [a bola]. Quando falamos do aspecto defensivo, falamos sobretudo do empenho coletivo. […] Foi um problema a equipe estar muito aberta [no segundo tempo]. Tínhamos que estar mais concentrados. Não é um problema físico ou mental, é apenas uma compensação. — explicou, emendando:

— O equilíbrio é encontrado com jogadores que pensam o mesmo na hora de recuperar a bola. Todos nós temos que ir juntos. Todos podem pensar que é um problema para os atacantes, mas também pode ser para os defensores ou para os meio-campistas. Eles não entenderam que este era um aspecto muito importante. O Mallorca fez um grande jogo e foi melhor que nós. O empate é justo. — completou.

O perde e pressiona foi visto justamente no gol de Rodrygo. Mbappé é desarmado na área, mas Vinicius Júnior e o Rayo partiram em busca da bola, sobrando para o camisa 7 assistir o compatriota.

Falta de intensidade pode virar problema para o futuro?

Antes da temporada iniciar, havia a discussão se o técnico, conhecido por ser conservador, realmente escalaria o quarteto estrelado pela dificuldade defensiva que poderia causar no coletivo.

Hoje, como no título conquistado da Supercopa da Europa, Ancelotti mandou para campo Mbappé, Vini Jr, Rodrygo e Jude Bellingham, e parte da falta de intensidade pode partir daí.

O craque francês nunca foi muito dedicado sem bola e deu algumas mostras disso no início pelo Real, bem diferente dos brasileiros e do meia inglês, extremamente voluntariosos para marcar pressão.

É uma questão para o técnico resolver. Seja influenciando o camisa 9 a se dedicar mais ou abrindo mão de um dos atacantes (provavelmente Rodrygo) para colocar outro meio-campista que coloque mais intensidade.

De toda forma, ainda é cedo para cravar isso com apenas duas partidas em 24/25. O Real volta a campo no próximo domingo (25), recebendo o Valladolid no Estádio Santiago Bernabéu pela 2ª rodada do Campeonato Espanhol.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo