Arrependido? Herói do Real Madrid na Champions se declara e admite saudades do clube
Hoje no Al-Gharafa, do Catar, Joselu relembra passagem marcante pelo time merengue na última temporada
Joselu é só saudades do Real Madrid. Herói merengue na semifinal da Champions League 2023/2024 contra o Bayern de Munique, o atacante espanhol, hoje no Al-Gharafa, vive um misto de emoções ao relembrar sua passagem pelo time madridista.
Em entrevista à EFE, Joselu se declara ao Real. No clube, onde viveu alguns dos momentos mais felizes da carreira, ele diz ter sido tratado como se estivesse em sua própria casa.
— Você sempre sente falta de onde foi tratado como se estivesse em casa. Tive a maior sorte, que é poder estar lá. Só o primeiro dia de vestir aquela camisa e pisar naquele campo foi o melhor dia da minha vida. Ter a oportunidade de vestir aquela camisa no Bernabéu, que era um sonho de criança tão difícil de realizar, e que poucos jogadores espanhóis conseguem realizar — afirma.
Num espaço de três meses, a vida de Joselu mudou por completo. Afinal, após marcar gols decisivos pelo Real Madrid em fases agudas da Champions League, o atacante de 34 anos passou a balançar as redes com a camisa do Al-Gharafa, em Doha, em uma liga ainda pouco conhecida no mundo do futebol — Q-League.
A decisão de deixar o clube merengue foi dolorosa. No entanto, apesar de toda devoção e saudade da vida e rotina em Madri, o atacante não se arrepende.
— Não me arrependo da decisão que tomei, mas é verdade que ao ver o Real Madrid tenho a sensação de ter estado lá. Tive a sorte de poder viver momentos iguais ou melhores do que aqueles que estão vivendo agora. Me senti em casa. Desde o primeiro dia trataram-me como um dos seus (…) Vestir a camisa e jogar naquele estádio é uma experiência que não se compara a nada na vida.
A marcante passagem de Joselu pelo Real Madrid
Joselu chegou ao Espanyol em 2022, a custo zero, após três temporadas no Alavés. O bom desempenho do atacante na equipe catalã chamou a atenção do Real Madrid, que o contratou no início de 2023/2024.
O empréstimo foi a opção encontrada pela diretoria madridista para dar a Ancelotti um centroavante com bom jogo de pivô, cabeceio e presença de área, dada a saída de Benzema para o Al-Ittihad.
Joselu foi reserva na última temporada, porém, isso não o impediu de fazer história no Real. Em uma semifinal de Champions, diante do também gigante Bayern de Munique, ele anotou dois gols, virou o jogo e colocou os merengues na decisão. Tudo isso saindo do banco. Os tentos saíram aos 42 e 46 minutos do segundo tempo.
O atacante Joselu disputou 49 partidas — sendo 18 como titular — marcou 18 gols e concedeu três assistências em sua segunda passagem no Real Madrid. Entre 2009 e 2012, com um empréstimo ao Celta de Vigo no meio, o atacante defendeu o Real Castilla, time B merengue.
Como se deu a saída de Joselu para o Al-Gharafa?
O Al-Gharafa anunciou a contratação de Joselu no final de junho. A diretoria catari fechou a transferência por 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,17 milhões na cotação atual), mesmo preço da cláusula de compra a qual o Real Madrid exerceu no acordo de empréstimo junto ao Espanyol.
A venda no mesmo valor da compra foi uma forma encontrada pelo clube merengue de agradecer Joselu pelo empenho e gols decisivos na temporada 2023/2024.
Segundo o jornal Marca, Joselu receberá cerca de 8,5 milhões de euros (R$ 52 milhões) anuais no Al-Gharafa, em um contrato de duas temporadas, com opção de renovação por mais uma.