O dia em que uma goleada em amistoso impediu James Rodríguez de ir ao Atlético de Madrid
Meia colombiano quase foi contratado pelos Colchoneros em 2019, ainda quando defendia o Real Madrid
Em 2019, tudo parecia certo para James Rodríguez deixar o Real Madrid e assinar com o Atlético de Madrid. O Atleti tentava surfar no sucesso de seu maior rival em anos anteriores para reforçar sua equipe.
Sob o comando de Zidane, o time merengue conquistou o tri-campeonato da Champions League, entre 2016 e 2018, e retomou seu posto como maior clube da Europa.
Nesta mesma época, o Atlético de Madrid contratou Marcos Llorente do maior rival, por 30 milhões de euros, e tinha como outro alvo o meia colombiano. Antes da temporada 2019/20 começar, os times marcaram um amistoso de preparação em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Seria o momento perfeito para que James, ali mesmo, assinasse com seu novo clube, e defendesse o Atlético de Madrid a partir daquele ciclo.
A certeza de que James sairia dos Estados Unidos com um contrato assinado era tanto que a diretoria do Atléti marcou presença no MetLife Stadium, a fim de fechar o acordo.
No entanto, o que era para ser um jogo festivo e uma reunião de negócios tomou um rumo completamente diferente por conta do resultado da partida.
O Atlético de Madrid massacrou o Real, vencendo por impiedosos 7 a 3, com uma atuação de gala de Diego Costa, autor de quatro gols.
A partir daquele jogo, o time Merengue decidiu que não venderia mais James Rodríguez. No entendimento da diretoria, não faria sentido o Real Madrid reforçar um rival após a vexatória derrota no amistoso.
Simeone deu aval para contratação de James Rodríguez
Diego Simeone era um dos maiores interessados na contratação de James Rodríguez por parte do Atlético de Madrid.
O técnico argentino tinha a certeza de que poderia extrair o melhor do colombiano, que buscava se firmar no cenário espanhol.
James disputou 125 jogos com a camisa do Real Madrid, marcou 37 gols, e contribuiu com 42 assistências. Apesar dos números convincentes, o futebol apresentado pelo meia em seus últimos anos defendendo o time Merengue não agradaram.
James Rodríguez começou bem no Real Madrid, mas algumas lesões o impediram de prosseguir bem durante seus últimos momentos no Santiago Bernabéu. Foto: Imago
Tanto que entre 2017 e 2019, o meia acabou emprestado ao Bayern de Munique, retornando à Espanha posteriormente.
James passou por um período complicado de lesões em sua última temporada pelo Real Madrid, deixou o clube em definitivo em 2020, transferido a custo zero para o Everton da Inglaterra.
Não fosse pela goleada sofrida pelo Real Madrid naquele amistoso, o colombiano poderia ter construído uma história diferente no futebol espanhol.
Desde que saiu do Santiago Bernabéu, o meia sempre manifestou o desejo de disputar a La Liga mais uma vez. Recebeu uma nova oportunidade ao assinar pelo Rayo Vallecano, mas está em outro momento de sua carreira.
Há cinco anos, James ainda estava em melhor condicionamento físico, e caso tivesse trabalhado ao lado de Simenone, poderia aprimorar ainda mais seu futebol.
Publicado por @trivelafutebolVer no Threads
Colombiano reencontra o Atlético de Madrid neste domingo
James Rodríguez reencontrará o Atlético de Madrid na tarde deste domingo (22). O jogo acontece no Campo de Vallecas, às 16h (horário de Brasília).
Após cinco anos, o meia terá a chance de jogar contra o time Colchonero, que tanto fez para tentar contratá-lo em 2019, pela primeira vez em sua carreira após sua saída do Real Madrid.
Será interessante observar como o jogador reagirá a este momento, tendo em vista que tudo poderia ter sido diferente, se James vestisse a camisa do Atléti