Espanha

Girona se aproxima de acerto com joia que interessava ao Palmeiras

Destaque uruguaio pode assinar com o time espanhol a qualquer momento

Luciano Rodríguez, atacante do Liverpool do Uruguai, está perto de ser anunciado pelo Girona como mais novo reforço da equipe catalã.

O jogador chega para assumir o posto deixado por Savinho, de saída para o Manchester City. Rodríguez era monitorado por outros times, inclusive brasileiros.

Alvo do Bahia, do Vasco, e do Palmeiras, o atacante uruguaio está prestes a se tornar a contratação mais cara da história do Girona. 

O clube espanhol pagará 15 milhões de euros (R$ 86 milhões de reais), mais 25% de mais-valia em uma futura venda.

Campeão Mundial sub-20 em 2023, com direito a gol do título marcado na final contra a Itália, Luciano Rodríguez anotou sete gols em 19 jogos nesta temporada.

Números de Luciano Rodríguez pelo Liverpool do Uruguai

  • 55 jogos;
  • 17 gols;
  • 6 assistências;

Dados totais da carreira (Jogos pelo CA Progreso  e Liverpool do Uruguai)

  • 109 jogos;
  • 24 gols;
  • 8 assistências
  • Campeão Mundial Sub-20 pela seleção uruguaia em 2023, campeão uruguaio na temporada 2022/2023.

O formato de assinatura foi um dos diferenciais do Girona para vencer a concorrência contra o Feyenoord pela aquisição do jovem uruguaio.

Rodríguez assinará diretamente com o clube espanhol, e não com o Grupo City. Sendo assim, terá liberdade de mercado para se transferir a outro time no futuro.

Marcelo Bielsa não convocou Luciano Rodríguez para a disputa da Copa América. Apesar de ter feito parte da pré-lista do técnico argentino, o jovem foi cortado da convocação final.

Não convocação para último jogo do Liverpool facilitou o caminho ao Girona

Outro fator que aproxima o atacante do Girona é o fato de Emiliano Alfaro, técnico do Liverpool do Uruguai, ter deixado o jogador fora dos selecionados para o próximo duelo no campeonato nacional.

Para evitar qualquer problema de lesões antes de sua ida para a Espanha, a comissão técnica do time uruguaio preferiu poupar o jogador.

Além disso, mesmo que o contrato ainda não esteja assinado por parte do Girona, os espanhóis teriam o direito de pedir que o atacante não se arriscasse antes de acertar sua saída em definitivo. Emiliano Alfaro explicou a situação do atleta

— Se acontecer alguma coisa com ele, eu vou morrer. Há duas questões, ele é o nosso jogador e não há inconvenientes para ele jogar, mas a realidade é que se ele assinar um contrato antes do jogo dependemos da vontade e das condições impostas pela equipe que deseja contratá-lo — afirmou, segundo o Mundo Deportivo.

A expectativa da imprensa espanhola é de que Rodríguez assine com o Girona já nos próximos dias.

Se depender do Girona, o atacante não deve mais entrar em campo pelo time uruguaio, e o anúncio oficial de sua contratação pode acontecer muito em breve.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo