Espanha

Eto’o elege sucessor de Messi e Ronaldo: “Espero que Mbappé seja o melhor nos próximos 10 ou 15 anos”

Com Messi e Cristiano Ronaldo ficando mais velhos, Eto’o projeta que Mbappé assumirá o posto de melhor jogador do planeta quando os dois craques se aposentarem

A cerimônia da Bola de Ouro sempre gera discussões sobre os prêmios, se foram justos ou não, se foram bem escolhidos. Samuel Eto’o nunca venceu uma Bola de Ouro, mas foi companheiro de Lionel Messi quando o jogador despontou como o supercraque que é atualmente. Ele lembrou sobre 2010, quando o prêmio para o argentino também foi discutido, e já apontou um candidato a herdeiro de Messi e Cristiano Ronaldo: Kylian Mbappé.

Messi venceu a Bola de Ouro com 613 pontos, pouco a mais que Robert Lewandowski, com 580. “O futebol são opiniões. Lembro de 2010, muitos pensavam que outros tinham que ganhar. Para nós, é justo que Leo ganhe porque é o melhor jogador do mundo e quando você é o melhor tem que ganhar todos os dias. Tenho o privilégio de ser um dos seus amigos”, disse o camaronês ao AS.

“As pessoas dizem que não sou objetivo, mas Leo merece tudo que há de bonito neste mundo, estou feliz por ele, pelo que ele fez, faz e o que ainda fará. Agora conseguiu a sétima Bola de Ouro e espero que chega à oitava”, continuou Eto’o.

Ele foi perguntado sobre outros candidatos que eram cotados a vencer, como Karim Benzema e Robert Lewandowski. “Benzema e Lewandowski é óbvio que mereciam. Mbappé merecia, Kanté merecia, Jorginho merecia… Mas o futebol é assim. Muitos pensamos que podíamos ser considerados Bola de Ouro, mas depois há pessoas que estão ali para eleger e temos que respeitar. Pensaram, como eu, que Leo é o melhor e que tem que ganhar”, disse Eto’o.

Quando perguntado especificamente sobre Mbappé, Eto’o foi além. “Está aqui e chegou em um bom momento, em que Messi e Cristiano, os deuses do futebol, estão na noite das suas carreiras por causa da idade e Mbappé está chegando. Espero que seja o melhor nos próximos 10 ou 15 anos. Ele tem tudo para ser esse jogador único que o futebol precisa depois desses dois monstros”, previu o craque africano.

O ex-jogador comentou especificamente sobre Benzema, que tem sido muito elogiado. E fez um dos maiores elogios: chamou o francês de deus do Real Madrid. “Karim está acima de todos, há coisas que não entendo no futebol. É o líder do Real Madrid. Vinícius é um bom jogador que vai ser muito importante no futebol, mas é preciso dar o lugar de deus a deus: Benzema hoje no Real Madrid é deus. As pessoas sempre perguntavam sobre Cristiano e Benzema. Cristiano saiu e Benzema está lá. O Real Madrid segue ganhando porque Benzema está. Depois os jovens terão seus momentos”, disse Eto’o. “Sim, Vinícius é incrível. Está jogando muito bem. É óbvio que se seguir jogando assim, chegará ao nível dos melhores”.

O camaronês comentou também sobre Neymar, que ficou em 16º lugar na disputa do prêmio da France Football. “Ele segue sendo um dos melhores do mundo. Se nos dão a escolhe de três jogadores de futebol no mundo, muitos escolhem o Neymar. Não é que ele possa ser um dos melhores, ele já é”.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo