Espanha

Hazard: ‘Ele me falou para imitar o Cristiano Ronaldo, mas eu disse que não queria’

Ex-atacante do Chelsea foi contratado a peso de ouro pelo Real Madrid, onde não teve o mesmo sucesso

Ídolo no Chelsea, Eden Hazard não conseguiu atingir o potencial esperado ao se transferir para o Real Madrid, na temporada 2019/20. Com diversas lesões ao longo do período em que esteve na Espanha, o belga decidiu pendurar as chuteiras após quatro anos. Entretanto, um conselho que recebeu, ainda na Inglaterra, poderia ter estendido seu período nos gramados.

Em 2018/19, enquanto negociava com o Real Madrid e se destacava no Chelsea, o então treinador dos Blues, Maurizio Sarri, sugeriu que Hazard se espelhasse no ex-atacante merengue: Cristiano Ronaldo, que havia se transferido recentemente para a Juventus. O belga, entretanto, não deu ouvidos para o italiano.

— Sarri me disse para imitar Cristiano Ronaldo, mas eu disse que não queria. Só queria ser Hazard, dentro e fora do campo. Se meus amigos me convidavam para jantar, eu não recusava, e se eu quisesse uma bebida, não recusava — afirmou o ex-jogador, em entrevista à “Gazzetta dello Sport”.

Eden Hazard, ex-atacante do Real Madrid (Foto: Imago)

Cristiano é Cristiano, eu sou Hazard. Eu só queria ser eu mesmo e jogar futebol — explicou Hazard.

Apesar disso, Hazard foi contratado pelo Real Madrid como um substituto para Cristiano Ronaldo, por 115 milhões de euros. Mas nas quatro temporadas em que esteve na Espanha, não conseguiu atingir a marca de 20 partidas por temporada com a camisa merengue. Além disso, com o sucesso de Vinicius Júnior e Rodrygo, foi perdendo espaço na equipe titular — mesmo quando saudável.

Encerrou sua passagem pelo Real Madrid — e sua carreira — ao final da temporada 2022/23 com apenas 54 jogos disputados com a camisa merengue. Nesse período, fez parte do elenco campeão de duas LaLiga, Champions League, Copa do Rei, Supercopa da Uefa e Supercopa da Espanha.

Hazard foi um dos melhores do mundo no Chelsea

Revelado pelo Lille, Hazard chegou como uma das principais promessas ao Chelsea no início da temporada 2012/13, juntamente com outros nomes, como Oscar e Victor Moses. Do trio, o belga foi quem mais conquistou destaque na Inglaterra — chegando a ser colocado na prateleira dos melhores jogadores do mundo.

Entre 2012 e 2019, Hazard disputou 245 partidas pelo Chelsea — e nunca menos de 30 jogos por temporada, diferentemente do que ocorreu na Espanha. Nesse período, conquistou Premier League, Europa League, FA Cup, entre outros troféus. Também ganhou destaque ao capitanear a Bélgica na Copa do Mundo de 2018, quando terminou no terceiro lugar.

Eden Hazard defendeu o Chelsea entre 2012 e 2019 (Foto: Imago)

Também foi comandado por diversos treinadores. Além de Sarri, Antonio Conte e Roberto Martínez são alguns dos nomes que passaram pelos Blues nos últimos anos, mas Hazard tem o seu favorito para a posição: José Mourinho.

— Vocês o conhecem bem, Mourinho, ele é um comunicador extraordinário. Sua maneira de pensar e transmitir suas ideias aos jogadores é incrível — afirmou o ex-jogador da seleção belga.

Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo