Espanha

Digne foi um dos heróis que prestaram os primeiros socorros às vítimas do atentado em Barcelona

O atentado ocorrido na última semana, em Barcelona, comoveu toda a Europa. Quinze pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas no ataque terrorista ocorrido nas Ramblas, ponto turístico da cidade espanhola. Em ato reivindicado pelo Daesh (também conhecido como Estado Islâmico), um motorista marroquino avançou com sua van sobre a população que transitava no calçadão turístico. E enquanto o mundo do futebol prestou diversas homenagens durante os últimos dias, houve também quem saísse às ruas para ajudar as vítimas. Lucas Digne foi um nome ilustre entre os heróis anônimos que ofereceram os primeiros socorros aos atingidos pelo ataque.

A história foi contada por Gerard Romero à RAC1, uma das principais rádios catalãs. Digne atualmente vive com sua esposa na Plaça Catalunya, na região central de Barcelona e muito próxima das Ramblas. O lateral estava em casa no momento do atentado, em dia livre para os blaugranas após a derrota para o Real Madrid na Supercopa da Espanha. De sua residência, o francês teria ouvido o barulho e avistado o tumulto nas proximidades do local.

Diante da cena, Digne não teve dúvidas e agiu instintivamente: se dirigiu às Ramblas, munido de toalhas e garrafas de água. Como outros cidadãos, ofereceu auxílio enquanto as equipes de resgate começavam a chegar, fazendo até mesmo torniquetes em braços e pernas de feridos. Retirou-se apenas quando a polícia isolou a área e pediu ao restante das pessoas para se abrigarem em suas casas. Depois, em seu Instagram, postou uma foto da Plaça Catalunya, com mãos em oração e um coração.

Romero ainda afirmou que Digne não quer falar sobre a sua atitude. Não pensa que é um herói, quando muitos agiram da mesma maneira e permanecerão no anonimato. Neste domingo, o lateral participou da estreia do Barcelona em La Liga. Entrou em campo durante os minutos finais da vitória sobre o Betis por 2 a 0. Usou a braçadeira preta que, para ele, teve um sentido ainda mais particular.

[embedcode get="script" playlist_id="match"]
Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo