EspanhaLa Liga

Diego López ou Casillas: quem vence a disputa no gol do Real?

José Mourinho terá um dilema a solucionar na partida do próximo sábado, quando o Real Madrid visita o Zaragoza em La Romareda. Pela primeira vez, o treinador terá à disposição seus dois principais goleiros: Diego López permanece em alta na meta merengue, enquanto Iker Casillas volta a ser relacionado após se recuperar de fratura na mão. E caberá ao treinador a espinhosa decisão de apontar um titular.

Ao que tudo indica, Diego López deverá iniciar a partida. Mourinho já tinha indicado sua insatisfação com Casillas pouco antes da lesão, preterindo o camisa 1 por Adán em alguns jogos. A relação nos vestiários até parece ter melhorado, com o goleiro participando da coletiva de imprensa após a vitória sobre o Barcelona na Copa do Rei e viajando com o elenco para o confronto com o Manchester United pela Liga dos Campeões. Ainda assim, o retorno imediato parece improvável.

Afinal, Diego López tem justificado a aposta dos blancos em sua contratação, mesmo sendo emergencial. E não é a história de Casillas no clube que deve colocar um ponto final na boa fase do substituto. A própria torcida, que se colocou ao lado do capitão na briga pela posição com Adán, agora se mostra dividida: 54% dos leitores do As optariam por Diego, enquanto os leitores do Marca preferem Casillas em pequena margem de 50,6%. Além disso, o As entrevistou 14 ex-goleiros do Real Madrid e a maioria também escalaria Diego López.

Por fim, os números na temporada também acabam pendendo para o lado do recém-chegado. Casillas e Diego López contam com médias de gols sofridos idênticas e o capitão até possui mais partidas sem sofrer gols. Contudo, Diego possui maior média de defesas por jogo (3,2 contra 2) e segura maior porcentagem de chutes contra a sua meta (76,4% contra 66,7%). Nos jogos em que sofre gols, o atual titular mantém uma média menor que Casillas e, não à toa, possui um aproveitamento de pontos bastante superior (78,8% contra 65,6%).

A boa fase do Real Madrid nos últimos meses passa pela confiança dada por Diego López. Não por menos, o goleiro foi apontado por Mourinho como o melhor em campo na partida que selou a classificação às quartas de final da Liga dos Campeões – foram 12 defesas nos dois encontros com o United. E, às vésperas de nova decisão contra o Galatasaray, não há nada mais óbvio do que esperar pela coerência do treinador.

Os números de Diego López e Casillas na temporada:

Diego López
Defesas de Diego López em La Liga (Squawka.com)

Jogos: 11
Gols sofridos: 11 – média 1 por jogo
Jogos sem sofrer gols: 1 – 9,1% dos jogos
Defesas: 29 – média de 3,2 por jogo
Aproveitamento nas defesas: 76,4%
Aproveitamento nas interceptações: 43%
Aproveitamento na saída de jogo: 64%
Aproveitamento dos pontos: 78,8%

 

 

 

 

Iker Casillas
Defesas de Casillas em La Liga (Squawka.com)

Jogos: 29
Gols sofridos: 29 – média de 1 por jogo
Jogos sem sofrer gols: 10 – 34,4% dos jogos
Defesas: 48 – média de 2 por jogo
Aproveitamento nas defesas: 66,7%
Aproveitamento nas interceptações: 37%
Aproveitamento na saída de jogo: 64%
Aproveitamento dos pontos: 65,6%

 

 

 

*Defesas e aproveitamento nas defesas apenas por La Liga e Liga dos Campeões; aproveitamento nas interceptações e na saída de jogo apenas por La Liga.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo