Espanha
Tendência

Declaração de Ancelotti sobre continuar no Real Madrid é protocolar e passa longe de ser conclusiva

Técnico fez elogios ao presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, reafirmou que quer cumprir o contrato e disse que “com certeza estará lá na próxima temporada”

O interesse da CBF em ter Carlo Ancelotti como técnico da seleção brasileira é algo público e notório e naturalmente os veículos de imprensa brasileiros olham com uma lupa em toda coletiva do treinador do Real Madrid. E como tem sido habitual, ele mais uma vez foi perguntado sobre a próxima temporada, ele reafirmou que pretende cumprir o contrato até 2024 e que estará no clube na próxima temporada. Algo protocolar.

Ancelotti foi perguntado sobre a relação com o clube. “Não tenho nada a dizer. O clube, seja mediante Butragueño ou o presidente, me mostra muito carinho. Não há nada a acrescentar ao que sei, que é um carinho extraordinário”, afirmou o treinador.

O treinador ainda respondeu sobre críticas ao time, já que o Real Madrid tem tido um desempenho bastante irregular na temporada, mas que cresce em momentos chave das competições eliminatórias. “Escuto a crítica, é normal. Temos que viver em um mondo onde você tem que ouvir as pessoas, seu clube, seus jogadores. Há críticas compreensível e outras que não. A que é compreensível ajuda a melhorar”.

Depois disso, ele foi perguntado sobre muitas outras coisas, até que foi questionado se sentia que tinha apoio do presidente do clube, Florentino Pérez. “Acredito que sim. O presidente sempre foi muito carinhoso comigo e continua sendo carinho. Temos que olhar para frente. Estaremos aqui na próxima temporada, sem dúvidas, porque vamos respeitar o contrato”.

Foi essa frase que trouxe a maior repercussão. Porque Ancelotti foi bastante claro que vai cumprir o contrato, algo que ele já repetiu várias vezes desde que as especulações sobre o interesse da seleção brasileira surgiu. Recentemente, até brincou dizendo que se o Real Madrid estiver contente com ele, fica até 2034. O italiano sempre foi claro que se o Real Madrid quisesse que ele cumprisse o contrato, que vai até 2024, ele cumpriria sem qualquer questionamento. E que a prioridade era continuar por lá. Isso está posto.

A repercussão no Brasil ganhou ares de resposta ou até que o técnico teria “recusado” a seleção brasileira. Muito longe disso. O que Ancelotti fez é o que ele tem que fazer sob contrato e em meio a duas disputas de títulos que são muito importantes para o clube: a Copa do Rei, na qual o Real Madrid está na final depois de uma vitória épica sobre o Barcelona, e a Champions League, no que o Real Madrid saiu na frente do Chelsea na disputa das quartas de final.

O que acontece é que do lado do Real Madrid, não há essa clareza toda sobre a continuidade de Carlo Ancelotti. A relação entre as partes é boa e o técnico é extremamente vitorioso no clube, inquestionavelmente. Só que olhando o desempenho, o Real Madrid ficou devendo em boa parte da atual temporada. Cresceu demais em jogos grandes, ainda pode ser campeão da Champions League, mas há dúvidas sobre o time ter capacidade para competir no mais alto nível.

Até porque conquistou a Champions League na temporada passada com viradas inacreditáveis, em muitas delas sendo pior em campo que o adversário na maior parte do confronto, como aconteceu contra PSG, Chelsea e Manchester City, por exemplo. Se ressaltou a capacidade incrível do time de reagir nos momentos decisivos, algo que o Real Madrid faz como ninguém na Champions, mas confiar nisso é pouco. É preciso ter mais consistência para não depender de milagres, porque eles não acontecerão sempre.

Por tudo isso, não se sabe se Carlo Ancelotti ficará no Real Madrid, independente do interesse da seleção brasileira. E mais até: pode ser uma forma de trocar de técnico sem criar um atrito pela ruptura. O próprio Ancelotti foi demitido de uma forma questionável em sua última passagem pelo Real Madrid. Assim, a seleção serviria como uma luva para o Real Madrid, porque funcionaria como uma saída honrosa e permitiria ao clube pensar em outros nomes. Claro, resta saber se é esse o caminho que os merengues vão querer e isso não está claro, talvez porque nem eles mesmos tenham tomado essa decisão ainda.

De qualquer forma, tirar conclusão a cada coletiva de Ancelotti é uma loucura. Uma armadilha que não se deve cair. A situação só será definida ao final da temporada, muito provavelmente. Pode ser que ele fique, e ele quer ficar no Real Madrid, mas ainda está bastante indefinido como o Real Madrid olha para tudo isso. Se tem um clube que se entendia com treinadores, mesmo que eles vençam, é o Real Madrid. Portanto, vamos com calma antes de sermos taxativos demais sobre qualquer coisa.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo