Copa do Rei
Tendência

Real Madrid foi além de virar: arrasou o Barcelona no Camp Nou e vai à final da Copa do Rei

Vinícius Júnior, Benzema e Modric demoliram o Barcelona no Camp Nou em goleada por 4 a 0, depois de perder na ida por 1 a 0, e vão decidir o título com o Osasuna

O Real Madrid precisava de uma vitória sobre o Barcelona em pleno Camp Nou para seguir vivo na Copa do Rei. Não parecia uma missão fácil, porque os últimos duelos entre as duas equipes tiveram clara vantagem para os blaugranas. Só que o que vimos foi uma demolição. Os merengues contaram com uma atuação monumental de Vinícius Júnior, Karim Benzema e Luka Modric para não só vencerem por maios do que os 2 a 0 necessários para classificar, como ainda golearam por 4 a 0 e arrasaram os mandantes. O Real Madrid está na final da Copa do Rei em uma classificação com sobras.

Escalações

Xavi escolheu levar a campo um time com Franck Kessié entre os titulares. O marfinense, enfim, tem ganhado espaço no time. Ele formou o meio-campo com o experiente Sergio Busquets e Sergi Roberto. Raphinha foi mantido no ataque, junto com Roberto Lewandowski e Gavi atuando como um atacante mais pelo lado esquerdo.

No Real Madrid, Rodrygo e Vinícius Júnior formaram as pontas de um ataque comandado por Karim Benzema. Federico Valverde, que por vezes joga aberto pela direita, desta vez foi meio-campista ao lado de Toni Kroos e Luka Modric. Eduardo Camavinga, que vinha sendo titular no meio, foi para a lateral esquerda.

Primeiro tempo

O que vimos nos primeiros minutos de jogo dava a impressão que quem precisava da vitória era o Barcelona. Foram 10 minutos do Barcelona melhor, chegando ao ataque várias vezes e levando perigo, ainda que sem uma finalização realmente perigosa. O time entrou na área algumas vezes, mas não finalizou.

A primeira chegada com perigo do Real Madrid foi um pouco depois disso. Rodrygo avançou com velocidade pelo lado direito em um contra-ataque, cruzou rasteiro na segunda trave e Ronald Araujo conseguiu chegar antes de Vinícius Júnior, que chegava para finalizar.

No fim do primeiro tempo, o Barcelona quase chegou ao gol em um lance que Lewandowski finalizou, o goleiro Courtois defendeu de forma espetacular. No contra-ataque, Vinícius Arrancou pelo meio, abriu para Benzema, que ameaçou chutar, mas devolveu ao brasileiro, que tocou no canto. Jules Koundé tentou tirar, mas não conseguiu. Benzema ainda tocou na bola, que já parecia dentro.

Foi o primeiro gol de Vinícius Júnior atuando no Camp Nou. E logo em um momento importante. Com 1 a 0 no placar, o jogo estava indo para a prorrogação. A vantagem conquistada pelo Barcelona no primeiro jogo estava anulada.

Segundo tempo

Com a vantagem do Barcelona desfeita, o Real Madrid pareceu mais leve em campo e começou melhor o segundo tempo. Bastaram quatro minutos de superioridade em campo para o time merengue marcar outro gol.

Éder Militão inicia a jogada encontrando espaço na lateral direita e tocou para Luka Modric, que arrancou pela direita, abriu espaço deixando para trás Sergi Roberto e rolou para o meio. Karim Benzema estava livre, quase na linha da grande área, e tocou colocado, de chapa, no canto, vencendo Mar-André ter Stegen: 2 a 0, aos quatro minutos. A situação se inverteu e agora a vantagem era do Real Madrid. O Barcelona que precisava de um gol.

Logo depois do gol, o Barcelona chegou em uma boa troca de passes e Alejandro Baldé recebeu com liberdade pelo lado esquerdo e finalizou cruzado. O goleiro Courtois mostrou segurança mais uma vez para espalmar para longe.

A situação ficou ainda mais complicada para o Barcelona em seguida. Vinícius Júnior recebeu pela esquerda, dentro da área, fez o corte para dentro e Kessié o derrubou. Pênalti marcado sem dúvida alguma pelo árbitro Juan Martínez Munuera. Na cobrança, Karim Benzema teve categoria para deslocar o goleiro e marcar 3 a 0, aos 12 minutos.

O Real Madrid quase marcou o quarto gol em seguida, com Benzema recebendo no centro do ataque, abriu para Modric, que chutou cruzado e Rodrygo se jogou na bola para tentar chegar, mas a bola passou.

O Barcelona sentiu demais o baque. Xavi ainda tentou mudar algo. Logo depois de tomar o terceiro gol, o técnico blaugrana colocou em campo Ansu Fati no lugar de Kessié, tornando o time mais ofensivo. Em seguida, colocou Eric Garcia no lugar de Marcos Alonso e Ferran Torres no lugar de Raphinha.

Nada disso adiantou. O que vimos em campo foi um time completamente aberto. Cada vez que o Real Madrid descia para o ataque, encontrava imensos espaços entre o meio-campo e a defesa.

Marco Asensio, que tinha acabado de entrar, perdeu uma grande chance de ampliar o placar para o Real Madrid aos 32 minutos. Vinícius Júnior recebeu e abriu na direita para o camisa 11 merengue finalizar e ver Ter Stegen jogar para escanteio o seu chute rasteiro colocado.

Se os 3 a 0 já estavam difíceis para os catalães, o Real Madrid tratou de matar o jogo. Em contra-ataque rápido de Vinícius Júnior aproveitando o latifúndio de espaço na defesa do Barcelona, ele arrancou, esperou o momento certo e fez um belo passe para Benzema, livre, só tocar com categoria e cravar um impiedoso 4 a 0. Eram 35 minutos. Não tinha mais jeito.

O segundo tempo do Real Madrid foi arrasador e o Barcelona nunca conseguiu estar à altura. O Real Madrid consegue uma épica classificação para a final da Copa do Rei e vai decidir o título contra o Osasuna, que se classificou nesta terça-feira diante do Athletic Bilbao. A final será no dia 6 de maio, no Estádio La Cartuja, em Sevilha.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo