Copa do Rei

O Betis virou com estilo em Vallecas e larga em ótima vantagem nas semifinais da Copa do Rei

Borja Iglesias e William Carvalho anotaram lindos gols, num resultado excelente do Betis na visita ao Rayo Vallecano

O Betis tem motivos para confiar em suas chances de conquistar a Copa do Rei. Os verdiblancos buscam seu terceiro título na competição, o primeiro em 17 anos, e vivem uma fase boa o suficiente para constar entre os favoritos nessas semifinais. Um grande passo seria dado pelo time de Manuel Pellegrini no primeiro confronto com o Rayo Vallecano, em Vallecas. Os andaluzes ganharam de virada por 2 a 1, com uma pintura de William Carvalho, e jogarão pelo empate no reencontro no Estádio Benito Villamarín. As chances de avançar são consideráveis, apesar da qualidade também demonstrada pelos franjirrojos nesta temporada.

O Rayo flertou com a vitória logo cedo. O primeiro gol dos anfitriões saiu aos cinco minutos. Ivan Balliu fez grande jogada pela direita e efetuou o cruzamento baixo. No segundo pau, Álvaro García mandou para dentro. Os franjirrojos mantinham um ritmo muito forte e demorou para o Betis estabelecer seu controle de bola. O time cresceu depois dos 20. Juanmi deu um aviso com um chute perigoso. Aos 26, Borja Iglesias empatou. O centroavante encarou a marcação na intermediária, se livrou de dois adversários com dribles curtos e mandou o chute no cantinho. Belo tento. O fim da primeira etapa seguiu aberto, mas quase os andaluzes viraram nos acréscimos, de novo com Borja Iglesias, parando em Stole Dimitrievski.

O segundo tempo recomeçou com iniciativa do Betis, antes que o Rayo passasse a ditar o ritmo. Aos 23 minutos, porém, os visitantes arranjaram a virada. E foi uma jogadaça de William Carvalho. Dentro da área, o meio-campista meteu uma caneta humilhante em Alejandro Catena e ficou de frente para o crime, definindo na saída de Dimitrievski. A reta final da partida, assim, teria a pressão dos madrilenos pelo empate. Os beticos conseguiam ser mais perigosos nos contra-ataques, sem definir bem. A grande oportunidade dos anfitriões, por sua vez, veio já aos 42, numa batida de Randy Nteka na risca da pequena área, que Rui Silva salvou com o pé. No fim, os andaluzes seguraram o placar.

A segunda partida entre Betis e Rayo Vallecano acontecerá apenas em 3 de março. Uma vitória simples dos franjirrojos em Sevilha forçará a prorrogação, sem gol qualificado. O empate, de qualquer forma, é um grande benefício aos verdiblancos dentro de casa. A outra semifinal, entre Athletic Bilbao e Valencia, terá seu primeiro jogo nesta quinta, em San Mamés.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo