Copa do Rei

Girona tem na Copa do Rei (mais uma) chance de calar os céticos

Muita gente parece torcer para o conto de fadas do Girona acabar só para dizer 'eu avisei'; hoje, eles têm mais uma chance de calar os críticos, desta vez na Copa do Rei

A temporada do Girona tem sido uma das maiores de sua história. O time liderou boa parte de La Liga em 2023 e, mesmo não estando mais na primeira colocação, perdida para o Real Madrid, ainda é segunda colocada e sonha não apenas com o título — este talvez mais improvável –, mas também com uma bem provável vaga em competições europeias, seja a Champions League ou a Liga Europa. Muito mais do que qualquer torcedor ou até mesmo analista podia esperar antes da temporada começar na Espanha.

Mas o Girona, como todo time que vive um conto de fadas, tem encarado muitos céticos em seu caminho e a Copa do Rei é uma chance de deixar, mais uma vez, aqueles que não acreditam no bom desempenho do time como consequência de trabalho, e não apenas um lampejo, com o pires na mão, como diz o ditado brasileiro. Em seu terceiro jogo na competição de mata-mata, os rojos enfrentam o Elche para seguir em mais uma frente na qual buscam se firmar entre os bons times espanhóis.

Mais do que classificação: Girona defende mais de três meses de invencibilidade

Além de estar extremamente bem colocado no Campeonato Espanhol, o Girona entrará em campo diante do Elche com uma marca e tanto para defender: sua última derrota foi em 30 de setembro de 2023, um 3 a 0 justamente para o Real Madrid, único time em sua frente na tabela de classificação do torneio por pontos corridos. Uma marca que mostra que o trabalho do Girona é extremamente bem feito e, mais ainda, muito estável.

Neste meio tempo, o Girona venceu os gigantes Barcelona e Atlético de Madrid e participou de duas partidas iniciais da Copa do Rei — as fases preliminares são jogadas por equipes da primeira divisão que não terminaram a temporada anterior bem e times de todas as outras divisões inferiores da Espanha. Por isso, diferente do Real, do Barça e do Atleti, o Girona não fará sua estreia na competição apenas em 2024.

Elche é um ótimo adversário para o Girona se manter vencedor

Do outro lado estará o Elche, rebaixado à segunda divisão na última temporada e que, no momento, não vislumbra um retorno à La Liga no ano que vem. Apenas décimo segundo colocado da Série B espanhola, o time vive má fase e não venceu nenhuma partida nos últimos três jogos, tendo sua última vitória sido justamente pela Copa do Rei, quando bateu por 3 a 1 o Linares.

Sendo assim, o Elche se torna uma presa boa para um Girona que não apenas não perde, mas costuma triturar adversários com seu ataque extremamente potente — que o diga o Atlético de Madrid. Não que isso seja necessário, os números falam por si, mas chegou a hora de, mais uma vez, o Girona calar os céticos — que insistem em existir.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo