Copa do Rei

5 fatos curiosos sobre o Mallorca, finalista da Copa do Rei

Surpreendente finalista da Copa do Rei, Mallorca vai em busca do bicampeonato mais de 20 anos após ser campeão do torneio

Como um dos apenas 11 clubes a terem erguido o troféu da Copa do Rei no século XXI, o Mallorca ocupa um lugar especial na história do futebol espanhol. O clube das Ilhas Baleares, no Mar Mediterrâneo, é apelidado de Los Bermellones, que significa Os Vermelhos, e eles retornaram à final da competição após vencerem a Real Sociedad nas semifinais. Aqui estão cinco fatos que talvez você não conheça sobre este clube único.

O La Liga ContentHub separou cinco curiosidades sobre a equipe que nós trazemos para você:

O estádio tem apenas 25 anos e foi recentemente reformado

O RCD Mallorca joga em Palma, a maior cidade da ilha de Mallorca. Seu campo é o Estadi Mallorca Son Moix, construído para a Universíade de Verão de 1999 e utilizado pela equipe de futebol desde então. Recentemente passou por uma reforma para remover a pista de atletismo e melhorar a atmosfera nos dias de jogo, com a capacidade atual em torno de 23.000 assentos.

RCD Mallorca venceu a Copa del Rey em 2003

Sem dúvida, o maior momento na história do Mallorca foi a final da Copa do Rei de 2002/03, onde venceram o Recreativo de Huelva por 3 a 0, com um pênalti de Walter Pandiani e dois gols de Samuel Eto'o. O clube também conquistou a Supercopa da Espanha em 1998, desfrutando de anos muito bem-sucedidos ao virar do século.

O tio de Rafael Nadal já foi capitão do clube (e campeão também!)

O capitão do Mallorca quando venceram a Copa do Rei em 2003 foi Miguel Ángel Nadal, que também jogou pelo Barcelona e é tio de Rafael Nadal. O lendário tenista é de Manacor, na ilha de Mallorca, e frequentemente é visto assistindo aos jogos no Estadi Mallorca Son Moix.

Há um mural de Samuel Eto'o do lado de fora do estádio

Como autor de dois gols na final da Copa do Rei de 2003, Samuel Eto'o será para sempre uma lenda do clube. Na verdade, há um mural do atacante no estádio, com sete metros de largura e quase 10 metros de altura. Foi criado pelo artista local mallorquino René Mäkelä, que o descreveu como “um presente de todos os mallorquinistas para um dos ícones mais importantes na história do clube”. No total, Eto'o marcou 70 gols em 165 partidas pelo time entre 2000 e 2004.

O clube possui ligações com a NBA em seu grupo de proprietários

O grupo de proprietários do RCD Mallorca sabe o que é necessário para vencer no mundo do esporte, já que o clube insular conta com duas das figuras mais bem-sucedidas na história da NBA como acionistas, Steve Nash e Steve Kerr. O ex-jogador do Chelsea e da Inglaterra, Graeme Le Saux, também foi membro do conselho do clube durante sua ascensão ao topo do futebol espanhol.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo