Copa do Rei

Com um golaço de Gonçalo Guedes, o Valencia supera o Athletic e vai à final da Copa do Rei

Depois do empate em San Mamés, o Valencia saiu em vantagem no Mestalla e soube administrar o abafa do Athletic Bilbao

O Valencia atravessa momentos turbulentos nas últimas temporadas, mas oferece certo ânimo à sua torcida desde a chegada de Pepe Bordalás. E que o nono lugar em La Liga ainda não represente a grandeza dos Ches, a classificação para a final da Copa do Rei merece ser bastante comemorada. Na semifinal, os valencianos desbancaram o Athletic Bilbao, finalista nas duas edições anteriores e treinado por Marcelino García Toral, comandante no título mais recente do Valencia. Após o empate por 1 a 1 em San Mamés, os Ches provaram sua força no Mestalla, com um apoio imenso de sua torcida. Garantiram o triunfo por 1 a 0 graças ao golaço de Gonçalo Guedes e também ao forte trabalho defensivo que travou os bascos durante a segunda etapa.

O Athletic Bilbao se mostrou mais organizado de início, mas o Valencia cresceu e criou a primeira boa chance, num chute perigoso de Bryan Gil. Porém, à medida que os valencianos ficaram mais com a bola, os bascos exploraram os espaços e se aproximaram do gol. Giorgi Mamardashvili realizou uma defesaça aos 21, numa pancada de Iker Muniain, embora o lance tenha sido anulado por impedimento. Para piorar, o capitão José Gayà saiu lesionado.

O Athletic muitas vezes pegava a defesa do Valencia exposta e Iñaki Williams causava problemas. Aos 41, o atacante perdeu grande chance, ao invadir a área e demorar para chutar, permitindo o bloqueio de Mamardashvili. O erro custou caro, até porque o Valencia abriu o placar logo depois, aos 43. Após dominar uma sobra de bola, Gonçalo Guedes arriscou o chute de fora da área e mandou uma sapatada no canto, sem chances a Julen Agirrezabala. Pintura. Nos acréscimos, Agirrezabala ainda evitou o segundo, numa pancada de Carlos Soler. A vantagem era excelente aos valencianos, até pela forma como o jogo se desenhava.

O segundo tempo guardava um tipo de situação que não agrada o Athletic Bilbao. Os bascos precisavam propor mais o jogo, contra uma defesa bem ajustada do Valencia. A marcação da equipe de Pepe Bordalás prevalecia, sem conceder chances. Os Leones só melhorariam um pouco depois dos 20 minutos, com uma tripla alteração que garantiu mais volume. Quando Muniain teve uma oportunidade, aos 25, chutou muito perto da trave, mas para fora. Já os Ches tinham uma escapada ou outra, mas nada suficiente para ampliar.

A reta final ganharia sua dose de drama, mas não que o Athletic fizesse tanto, esbarrando na muralha do Valencia. Nos acréscimos, Yuri Berchiche quase salvou sua equipe numa batida para fora. Só que os valencianos ainda ficaram mais próximos do segundo no final, numa grande jogada de Yunus Musah pela esquerda. Soler bateu sem tanta força, mas ainda assim exigiu defesa difícil de Agirrezabala. Ao apito final, a festa dos Ches seria imensa no Mestalla, digna da força e tradição do clube.

O Valencia chega a 18 finais na Copa do Rei. Os Ches somam oito títulos, o último deles em 2018/19. O seu adversário será definido nesta quinta, quando se pegam Betis e Rayo Vallecano no Benito Villamarín. Os beticos estão em boa vantagem, depois do triunfo por 2 a 1 na ida em Vallecas.

<iframe width="100%" height="580" src="https://www.sofascore.com/event/10114510/lineups/embed" frameborder="0" scrolling="no" style="max-width: 770px"></iframe>    <div style="font-size:12px;font-family:Arial,sans-serif"><a href="https://www.sofascore.com/valencia-athletic-club/AgbsDgb" target="_blank" rel="noopener">Valencia - Athletic Club Live Score</a></div>

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo