Barcelona sofre mais do que devia, mas vence Linares e avança na Copa do Rei
Jogando fora de casa, Barcelona viu o Linares abrir o placar e a virada só veio no segundo tempo, com direito a gol anulado do time da casa
Foi com uma dose de sofrimento, mas o Barcelona venceu e o Linares por 2 a 1 e se classificou na terceira fase da Copa do Rei. A vitória veio em um jogo fora de casa, em que o adversário saiu em vantagem e só tomou o empate na segunda etapa. Mesmo com um time muito modificado, os blaugranas tiveram dificuldades além do esperado, mas saem de campo classificados, que era o mais importante.
Foi a reestreia de Daniel Alves pelo Barcelona. Aos 38 anos, o brasileiro acertou a sua volta ao clube em novembro e começou como titular, mas jogando na linha de meio-campo, aberto pelo lado direito. Óscar Mingueza era o lateral de fato, mas fechava como terceiro zagueiro e também dava liberdade para Jordi Alba avançar do lado esquerdo.
O brasileiro teve uma boa estreia, ainda que o time como um todo tenha sofrido. Atuando pelo lado direito, conseguiu participar bem do jogo. Faltou um pouco de criatividade ao time e o meio-campo não conseguiu se impor como habitual, mas ainda manteve a posse de bola, como também é costumeiro do time com Xavi no comando. O time teve 81% de posse de bola ao final do jogo.
Foi o time da casa que saiu em vantagem aos 18 minutos. Em cruzamento da direita de Fran Carnicer, Hugo Díaz foi em direção à bola e cabeceou para marcar 1 a 0. Uma falha defensiva do time do Barcelona, bem quando o time era quem parecia mais próximo de marcar. O placar do primeiro tempo foi mesmo esse.
Foi só no segundo tempo que, enfim, o Barcelona empatou. Dembélé recebeu pelo lado direito, conduziu a bola e chutou colocado, de chapa, e o goleiro Brimah Razak falhou: 1 a 1, aos 18 minutos. O francês mal comemorou. Logo depois, o Linares ficou perto do segundo gol, mas desperdiçou a chance.
O empate deu mais tranquilidade ao Barcelona, que continuou em cima e conseguiu virar o jogo aos 23 minutos. Desta vez com o atacante Ferran Jutglà, que fez grande jogada pela esquerda, conduzindo a bola com liberdade, cortando a marcação e tocando no canto, colocado, para marcar 2 a 1.
Dembélé ainda teve mais uma boa chance, mas também desperdiçou. No fim, a vitória por 2 a 1 foi suficiente para classificar o Barcelona.