Espanha

Como times espanhóis se classificam para Champions League, Liga Europa e Conference League?

Segunda colocada do coeficiente da Uefa, Espanha possui 6 vagas, que podem de 8 de seus clubes em Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference League

Mesmo não possuindo uma competição que recebe e gera a mesma quantidade de dinheiro que a Premier League, o futebol da Espanha faz bonito e também é um dos maiores beneficiários do ranking da Uefa, o que permite que mais clubes do país ibérico disputem as principais competições do mesmo continente.

Com um total de 86.114 pontos acumulados pelos seus clubes nos últimos 5 anos, assim garantido a segunda posição no coeficiente da Uefa, a Espanha conta com 6 vagas fixas para seus clubes em competições organizadas pela entidade continental, que podem chegar a 8. O número é o mesmo atribuído à Inglaterra, que ocupa a primeira colocação do ranking, com 100.553 pontos.

Neste artigo, vamos explicar como os clubes espanhóis conseguem acessos à Champions League, Liga Europa e Conference League e, com exemplos, como é possível chegar até as oito vagas que podem ser destinadas a eles. Caso um clube do país seja campeão de uma das competições, automaticamente ele terá acesso a mesma ou a outra de maior porte, abrindo espaço para mais um time do mesmo país também poder enfrentar clubes de outros países e poder disputar um título a mais.

Quais times da Espanha vão à Champions League?

Estando na segunda posição do coeficiente, a Espanha tem direito a quatro vagas diretas para a principal competição do continente e talvez do mundo. O necessário para os clubes é no mínimo ficar entre os 4 primeiros colocados da La Liga. A boa colocação faz com que todos eles vão direto à fase de grupos, sem precisar da disputa de playoff.

Entretanto, houve uma exceção nesta edição por uma espécie de “promoção”. Mesmo sendo apenas o 12º colocado da La Liga em 2022/2023, o Sevilla também conseguiu uma vaga direto à Champions League desta temporada, ao lado de Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e Real Sociedad, por ter sido campeão da última edição da Liga Europa. O vencedor do segundo torneio mais importante da Europa também conquista o seu lugar na próxima edição da Champions e vai diretamente para a disputa na fase de grupos.

Quais times da Espanha vão para a Liga Europa?

Dois times da Espanha podem conseguir vaga para a Liga Europa. Além do quinto colocado de La Liga, o vencedor da Copa do Rei também possui direito a disputar a competição. Mas a vaga pode ser “repassada” ao 6º colocado do principal torneio espanhol, caso o campeão da Copa do Rei já tenha assegurado uma vaga em uma competição de calibre igual ou superior à Liga Europa. Isso também aconteceu em 2023/2024. Como o campeão da Copa do Rei, Real Madrid, já estava garantido na Liga dos Campeões, o Betis, 6º lugar da La Liga, herdou a lugar merengue e disputou a fase de grupos da Liga Europa.

Quais times da Espanha para a Conference League?

Só um time espanhol pode disputar a Conference League, e mesmo assim, não com vaga confirmada. Em teoria, o lugar para a disputa da última fase dos playoffs é do 6º colocado da La Liga. Mas como explicado no tópico anterior, o último a conseguir a vaga foi o Osasuna, que terminou em 7º na competição nacional. Entretanto, a equipe basca não avançou à fase de grupos, pois perdeu a oportunidade ao ser eliminado para o Club Brugge, da Bélgica.

Mesmo tendo diretamente a oportunidade de conseguir 6 vagas para competições europeias, a Espanha teve 7 de seus clubes disputando vagas nas 3 competições europeias em 2023/2024. A possibilidade de uma oitava só seria possível se um clube do país ibérico tivesse levantado o troféu da Conference, que daria uma vaga direta à Liga Europa, assim como aconteceu com o Sevilla na Champions League. Caso seus clubes mantenham o bom desempenho dos torneios do continente, a tendência é manter o alto número de vagas, e por consequências maiores chances de times do país gritarem “é campeão”.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo