Chineses estão gastando tanto que compraram até parte do Atlético de Madrid
Os chineses estão com tudo. Gastaram uma fortuna contratando Ricardo Goulart, do Cruzeiro, e Diego Tardelli, do Atlético Mineiro, dois dos melhores jogadores do Brasil. Mas também estão atuando na Europa. Levaram Alan, brasileiro do Red Bull Salzburg. Só que não é só jogadores que os chineses parecem ir atrás. Nesta quarta-feira, o Atlético de Madrid anunciou que vendeu 20% do clube para o Dalian Wanda Group, por cerca de € 45 milhões.
LEIA TAMBÉM: Sete exemplos de que a China não acaba com as chances de Ricardo Goulart na Seleção
“O aporte de capital do Wanda Group no clube permitirá ao Atlético um reforço significativamente acima de seu balanço, sem como acelerar o crescimento de sua marca globalmente. Ambas as partes concordaram que a transação será implementada atrás de questão de direitos, em que todo o dinheiro fornecido pelo Wanda Group será injetado no clube, beneficiando assim todos os acionistas existentes”, diz comunicado do Atlético de Madrid.
O Wanda Group é patrocinador da Super League, o Campeonaato Chinês, já há algumas temporadas. O presidente do Atlético, Enrique Cerezo, mostrou-se empolgado com o investimento chinês. “Isto é magnífico para o clube”, ele afirmou. “Uma empresa como a Wanda se tornar acionista do Atlético é fantástico para o time e para todos os nossos torcedores. Nós seremos capazes de fazer muito mais coisas com a Wanda conosco. O investimento da Wanda será muito importante para a economia do clube”, declarou.
Segundo o anúncio, a empresa chinesa e o Atlético irão criar três escolas de futebol na China. Além disso, o clube deve fazer jogos todos os anos na China e fazer um programa de treinamentos para jovens chineses em Madri.
Parece que os chineses estão mesmo com muito dinheiro no bolso para gastar. Considerando todos os problemas que o futebol chinês já teve, é para se desconfiar antes de confiar. As perspectivas são de um crescimento do futebol local e a boa campanha da seleção na Copa da Ásia deve empolgar ainda mais os chineses. Veremos a média prazo quais serão os resultados.



