Espanha

Bellinghamania e suas bizarrices: Bellingham nomeia de ursinhos de pelúcia a cervejas

Que Bellingham é espetacular com a camisa do Real Madrid, todo mundo sabe, mas sua marca virou sinônimo de sucesso também nos negócios

Talvez nenhuma outra contratação nesta temporada tenha causado tanto impacto quanto à chegada de Jude Bellingham ao Real Madrid. Após brilhar com o Borussia Dortmund, o meia está fazendo a diferença em menos de seis meses nos Merengues. Isso pode ser comprovado em números, já que o inglês é o artilheiro do time em todas as competições em 2023/24 com 18 gols, sendo 14 deles em LaLiga.

Não à toa, o site Transfermarkt colocou Bellingham como o jogador mais bem avaliado do mundo, cujo preço é € 180 milhões (cerca de R$ 964,4 milhões na cotação atual). Ou seja, o investimento de € 100 milhões (em torno de R$ 526,8 milhões à época) em julho de 2023 para tirar o meia do BVB parece ter sido uma pechincha para o Real Madrid, que também colhe os frutos com a parte comercial.

Em outubro do ano passado, uma fonte disse ao jornal The Athletic que o inglês estava vendendo “10 vezes mais camisas que Vinicius Júnior”. Um especialista em marketing esportivo chegou a dizer que Jude Bellingham estava no caminho para construir uma “máquina humana, mas comercial”, da mesma forma que Roger Federer. Um exemplo disso é a comemoração do meia ser replicada em todos os cantos do planeta.

Não é difícil ver jogadores de várias nacionalidades celebrando um gol com os braços abertos, assim como o inglês de 20 anos. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu o áudio “Belligol, Belligol, Bellingham, é ele! O iluminado”. Em meio a esse início avassalador nos Merengues, o meia se tornou um fenômeno de sucesso também nos negócios, já que o fenômeno da Bellinghamania traz algumas bizarrices que ultrapassam o futebol.

O que você prefere: um ursinho de pelúcia Bellingham ou uma cerveja com o nome do craque do Real Madrid?

Ainda segundo o The Athletic, uma lista de marcas registradas mantidas pelo Escritório de Propriedade Intelectual do governo do Reino Unido mostra que o nome “Jude Bellingham” está em 16 setores de quase 1.000 bens e serviços, dos estranhos aos curiosos. Já pensou ter um ursinho de pelúcia Bellingham? Ou até mesmo tomar uma cerveja que leva o nome do craque do Real Madrid? Isso já é uma realidade.

É importante ressaltar que o astro inglês pode tomar medidas legais contra qualquer pessoa que use sua marca sem permissão, podendo até mesmo vender e licenciar esses produtos, caso assim o queira. Mesmo assim, isso não impediu que as pessoas do Reino Unido usassem Bellingham para dar nome a seus bens e serviços comercializados, como uma forma de atestar sua qualidade através do meia dos Merengues.

Entre algumas bizarrices que acompanham a Bellinghamania estão cremes para polir sapatos, aparelhos de DVD, pulseiras e colares, pincéis de pintura, Christmas Crackers (uma tradição do Natal Britânico), guarda-chuvas, chapéus de festa, bicicletas de brinquedo, temporizadores de ovo, luvas térmicas para forno, piñatas e os já citados ursinhos de pelúcia e cervejas.

Jude Bellingham também dá nome a lentes de contato, além de seguros e consultoria financeira. Se tudo isso é feito com a anuência do jogador inglês, é bem provável que não. Apesar disso, as pessoas querem pegar carona na fama do meia, que é fundamental para Carlo Ancelotti. Mundo dos negócios à parte, a tendência é que ele seja cada vez mais genial com a camisa do Real Madrid.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo