Espanha

Após perder volante para adversário, Barcelona adota cautela na procura por substituto

Com dificuldades financeiras, o Barcelona enfrenta um dilema no mercado após liberar um de seus volantes para um rival de La Liga

Enquanto Hansi Flick comanda as atividades de pré-temporada nos Estados Unidos, o Barcelona enfrenta um dilema no mercado após perder um volante para um rival de La Liga.

Trata-se de Oriol Romeu, que vinha perdendo espaço no Barça e não impressionou o treinador alemão nos treinamentos. Por conta disso, o espanhol de 32 pediu permissão para abandonar o elenco e voltar para casa.

O motivo? Uma negociação com o Girona, seu ex-clube. O volante tem contrato com o Barcelona por mais duas temporadas, porém, foi cedido aos Blanquivermells para 2024/25.

Contratado em meados do ano passado, Romeu nunca atingiu às expectativas do Barcelona, que precisava de um substituto para o icônico Sergio Busquets — que foi para o Inter Miami de Lionel Messi.

Oriol Romeu pelo Barcelona em 2023/24

  • Jogos: 37
  • Gols: 0
  • Assistências: 1
  • Minutos em campo: 1437 — média de 38 por partida

Mesmo que fosse reserva sob o comando de Xavi Hernández, o espanhol de 32 anos representa uma baixa no elenco dos Blaugranas, que adotam cautela na busca por uma reposição.

Com dificuldades financeiras, o Barcelona ainda não decidiu se vai contratar um novo volante para ocupar o lugar deixado por Oriol Romeu. A informação é do Mundo Deportivo.

A tendência é que os Culés definam essa situação após a turnê na América do Norte. Flick e Deco (diretor esportivo do Barcelona) serão os encarregados dessa conversa. A última palavra será do técnico.

Foto: (IconSport) - Oriol Romeu, do Barcelona
Foto: (IconSport) – Oriol Romeu trocou o Barcelona pelo Girona

As opções do Barcelona para a volância

Deco montou uma lista de nomes que pode reforçar a volância do Barcelona com perfis que se encaixam nas necessidades futebolísticas e financeiras.

Ou seja, o dirigente indicará jogadores que não exigem altos investimentos, como aqueles livres no mercado ou atletas que estão em final de vínculo, o que possibilitaria uma contratação com custo zero de transferência entre clubes.

Vale ressaltar que o Barça pretende gastar o que for possível para contratar alguém para o setor ofensivo. Nas últimas semanas, Dani Olmo, do RB Leipzig, e Nico Williams, do Athletic Bilbao, são os favoritos.

Além da possibilidade de contratar um novo meio-campista nos preceitos de custo-benefício, o Barcelona também vê com bons olhos a implementação de talentos da base no time principal.

Nesta pré-temporada, Hansi Flick tem testado Marc Casadó (20 anos) e Marc Bernal (17 anos) como volantes. Até aqui, a dupla de La Masia tem se destacado e pode ter sequência em 2024/25.

Casadó e Bernal à parte, o Barcelona sabe que pode contar com Andreas Christensen para a volância. Zagueiro de origem, o dinamarquês já foi testado na nova função ao longo da última temporada e não decepcionou.

Com mais características de transição ofensiva, Frenkie de Jong pode formar uma dupla de voltantes nos Culés. Atualmente, o holandês se recupera de uma lesão.

Quem também está em processo de recuperação, mas pode ocupar essa faixa de campo é Gavi. Agora, resta saber se o Barcelona está disposto a trazer um novo volante para substituir Oriol Romeu.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo