Espanha

Como metaverso pode salvar finanças do Barcelona e ajudar Hansi Flick com reforços?

O Barcelona já planeja divulgar uma novidade que pode viabilizar a contratação de novos jogadores na janela de transferências

O Barcelona prepara um anúncio que pode salvar Hansi Flick para 2024/25 com a contratação de reforços. Nos bastidores, o clube já sabe em qual data poderá divulgar a novidade oficialmente.

Segundo o jornal Mundo Deportivo, o Barcelona está em fase de revisão de contrato para poder confirmar a venda de 15% do Barça Vision – que é a tecnologia dos Blaugranas dentro do metaverso – na próxima semana.

Inicialmente, a Libero – empresa de investimentos – era a responsável por fazer o pagamento do Barça Vision. Contudo, isso não aconteceu, o que prejudicou as finanças do Barcelona.

Nos últimos meses, os Culés conversaram com diversos interessados, incluindo uma empresa de tecnologia de Dubai. Agora, o Barcelona finalmente está prestes a fechar o acordo pela fatia do Barça Vision.

Vale ressaltar que essa venda estava contemplada no orçamento para 2023/24. Com o negócio pelos 15%, o Barcelona poderá cumprir seus números e fechar a temporada até mesmo com uma margem de lucro.

Ou seja, o Barça poderá assinar a regra 1/1, igualando suas receitas. Com isso, o Barcelona estará de acordo com o fair play financeiro de La Liga, possibilitando a compra de atletas nesta janela de transferências.

Nos bastidores dos Blaugranas, o negócio pelo Barça Vision é considerado um motivo de orgulho, pois garante o equilíbrio nos balanços financeiros sem a necessidade de vender alguns de seus principais atletas.

O Barcelona também não precisou apelar para outra manobra financeira, ou até mesmo adiantar receitas com o novo contrato com a Nike, cujo vínculo atual está perto do fim.

Barcelona pode se reforçar para 2024/25

A regra de fair play financeiro de La Liga impõe um teto salarial levando em consideração a diferença entre a arrecadação e os custos do time principal. E foi nesse quesito que o Barcelona passou dificuldades.

Em janeiro, por exemplo, os Culés gastaram € 40 milhões (cerca de R$ 213,4 milhões à época) para contratar Vitor Roque. Entretanto, o Barcelona quase não conseguiu inscrever o atacante brasileiro.

Como não estava seguindo a regra 1/1, o Barça precisava encontrar alguma maneira de ganhar dinheiro para adequar suas finanças. A disponibilidade de Vitor Roque só foi possível graças a anulação da inscrição de Gavi.

O meia sofreu uma grave lesão e perdeu o restante de 2023/24, e por isso, o centroavante brasileiro pôde ser inscrito em seu lugar. Antes do acordo pelo Barça Vision, o Barcelona estava sobre o regime 1/2 em La Liga.

Essa regra limita o poderio dos Blaugranas no mercado para trazer novos reforços. Com os lucros provenientes dos 15% do Barça Vision, o Barcelona estará apto ao regulamento 1/1.

Em outras palavras, os Culés terão mais liberdade para realizar novas contratações para 2024/25. Fato importante, já que o novo treinador poderá pedir algumas peças à altura de seus planos no Barcelona.

Hansi trabalha em conjunto com a diretoria do Barça para identificar as principais carências do elenco. O Barcelona espera manter suas finanças em dia para não atrapalhar o planejamento dentro de campo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo