Espanha

A escolha decisiva que o Barcelona precisa fazer antes de se reforçar no mercado

Clube catalão precisa definir um nome entre dois para formar sua defesa na próxima temporada

O momento no Barcelona é de mudança e de muita reflexão após o final da última temporada. Agora sob o comando do alemão Hansi Flick, o clube catalão estuda maneiras de reforçar seu elenco, sem gastar quase nada.

A próxima grande decisão da diretoria e da comissão técnica do Barça é definir quem ficará na Catalunha entre dois defensores: Iñigo Martínez e Eric García. 

Martínez é mais experiente e tem contrato até 2025 com o Barcelona. Atualmente, o futuro do jogador parece incerto no Camp Nou, principalmente por conta da situação financeira do clube.

O zagueiro de 33 anos disputou 25 partidas na última temporada e não decepcionou. A única ressalva em relação à sua permanência no time catalão é a necessidade do clube em cortar despesas.

Por outro lado, Eric García foi importantíssimo durante seu empréstimo ao Girona. O zagueiro disputou 30 jogos pelo time treinado por Michel, marcando cinco gols.

O jogador de 23 anos demonstrou qualidade para jogar em mais de uma posição durante seu empréstimo. Além disso, a integração ao estilo de jogo do Barcelona é outro fator favorável para o defensor permanecer no clube Blaugrana.

Escolha do Barcelona pode afetar a estrutura defensiva da equipe

A dúvida entre Eric García e Iñigo Martínez representa mais do que uma simples escolha técnica para aprimorar o elenco.

A opção de um dos dois defensores terá impacto direto na estratégia de longo prazo do Barcelona, que visa construir uma equipe forte e competitiva, mesclando jovens promessas e peças mais experientes.

Além disso, o clube precisa gerir sua delicada situação financeira, e ciente de suas limitações econômicas, precisar fazer cortes para arrefecer seus cofres.

No caso dos dois defensores, o fato de Eric García conseguir atuar como lateral e meio-campista, além de zagueiro, contribui fortemente para a sua permanência na Catalunha.

No entanto, a torcida do Barcelona está atenta à movimentação de mercado de seu time. Os fãs entendem que a comissão técnica deve trabalhar para manter alguns jogadores mais antigos, a fim de ajudar no desenvolvimento dos mais jovens.

Seja quem for o escolhido para continuar no clube catalão, Hansi Flick terá a missão de formar um time forte, mas que possa se adequar ao seu estilo de jogo.

Eric García comemora gol pelo Girona
Eric García foi peça importante do Girona na última La Liga. Foto: Icon Sport

Barça reencontrará Guardiola em torneio amistoso nos Estados Unidos

O Barcelona fará três amistosos de peso antes de sua estreia oficial na La Liga da temporada 2024/2025. No próximo dia 30 de julho, o time Blaugrana enfrentará o Manchester City, de Pep Guardiola, durante a FC Series.

Em seguida, o time espanhol encara o Real Madrid, no dia três de setembro, e fecha a sua sequência de jogos preparatórios no dia seis, contra o time do Milan.

A primeira rodada do Campeonato Espanhol está marcada para o dia 17 de setembro. O Barça enfrentará o Valencia, no Estádio Mestalla às 16h30 (horário de Brasília).

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo