Espanha

Barcelona pode perder de graça uma de suas maiores joias da base

Dani Rodríguez, meia que também pode jogar como ponta, deve deixar o Barcelona e assinar o seu primeiro contrato como profissional no Athletic Bilbao

Não é novidade que o Barcelona é ao longo dos anos um dos clubes que mais aproveita grandes jogadores revelados pelas categorias de base. Ao longo das décadas, atletas como Pep Guardiola, Lionel Messi, Xavi, Andrés Iniesta, Sergio Busquets e tantos outros carregaram essa bandeira, que hoje tem em Gavi, Pau Cubarsí e Lamine Yamal os seus principais expoentes. Porém, uma das grandes revelações que está no time B blaugrana está cada vez mais próximo de dar adeus à Catalunha.

Dani Rodríguez chegou a La Masia em 2022, proveniente da Real Sociedad, e assinou um contrato de dois anos. Mas agora com 18 anos, o meia deve deixar o Barcelona já em junho, no fim de seu acordo. E segundo o jornal Sport, o Athletic Bilbao, que fez uma proposta para contratá-lo, deve ser o novo clube do promissor atleta.

Agenciado agora por Pini Zahavi, que também é o representante de Robert Lewandowski, Rodríguez deve assinar o seu primeiro contrato como profissional para a próxima temporada. Na Catalunha dão como certa a perda do jogador, já que seu estafe ainda não procurou o clube, e também por conta da questão econômica. Como o Athletic contrata apenas jogadores de origem basca ou que tenham vivido um tempo nas regiões do País Basco, eles costumam oferecer boas propostas salariais pelo número mais limitado de atletas.

Temporada de destaque

Dani Rodríguez estava próximo de fazer parte de vez da equipe profissional do Barcelona. O jogador inclusive chegou a ser relacionado por Xavi Hernández na vitória por 2 a 1 contra o Celta, em Vigo, mas não chegou a jogar. Neste fim de semana, após se recuperar de uma lesão, ele entrou durante uma partida do Barcelona B contra o Sabadell, e fez a jogada do gol da vitória blaugrana.

Ao longo desta temporada, se destacou pela UEFA Youth League, onde fez 4 gols e deu 2 assistências em 7 jogos. Porém, uma saída faz sentido seja pela situação econômica do Barcelona, seja pelo seu espaço no time ao longo do tempo.

Dani Rodríguez joga geralmente aberto pela ponta direita, a mesma posição ocupada atualmente por Lamine Yamal. Levando em conta que ele tem apenas 16 anos e que inclusive já vem se destacando pela Seleção Espanhola, o jogador basco tende a ter muito mais oportunidades em sua terra natal. Atualmente, o Athletic conta com o destro Iñaki Williams jogando na posição, e poderia ser uma opção interessante no elenco de Ernesto Valverde, que no último fim de semana comemorou o título da Copa do Rei.

 

 

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo