Quem é o brasileiro ‘intransferível’ que é o sonho de Deco para o Barcelona?
Diretor técnico do Barcelona, Deco tem um nome favorito no mercado para reforçar o Barcelona -- só que a missão não será nada simples

Enquanto Hansi Flick comanda os trabalhos dentro de campo, a diretoria do Barcelona já olha para o mercado pensando na próxima temporada. E um brasileiro com status de ‘intransferível' é o sonho de Deco, diretor técnico do Barça.
Trata-se de Vanderson, um dos destaques do Monaco. Segundo o jornal “Mundo Deportivo”, o Barcelona não pretende trazer muitos reforços na janela de transferências do início de 2025/25, porém, a lateral é uma prioridade.
O lado direito demanda mais atenção dos Blaugranas, que têm Jules Koundé como titular indiscutível. Zagueiro de origem, o francês se adaptou à nova função após um momento de desconfiança com a mudança de posição.
O problema é que o Barcelona entende que não tem um substituto à altura de Koundé. Hector Fort é o reserva imediato, mas não é uma alternativa convincente na visão da comissão técnica do alemão.
Deco enxerga o brasileiro de 23 anos como a contratação dos sonhos para os Culés. O dirigente é fã do futebol de Vanderson e tem monitorado o lateral-direito na França nas últimas temporadas.
Por que Vanderson encanta Barcelona?

Cria das categorias de base do Grêmio, Vanderson subiu para os profissionais em 2020 e, já no ano seguinte, foi um dos principais jogadores da equipe tricolor — apesar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Em janeiro de 2022, o lateral foi vendido para o Monaco por 11 milhões de euros (cerca de R$ 70 milhões à época). Desde então, Vanderson evoluiu no futebol francês, ganhando sequência entre os titulares.
As boas atuações no Monaco renderam convocações à seleção brasileira, tanto com Fernando Diniz, quanto com Dorival Júnior — jogando inclusive as últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Esse conjunto de fatores atraiu o interesse de gigantes europeus, incluindo o Barcelona.
Vanderson pelo Monaco
- Jogos: 113
- Gols: 8
- Assistências: 13
Além das valências defensivas, o lateral-direito é conhecido por seu apoio ofensivo. Como esse é o DNA de Flick, o Barça gostaria de gerar concorrência a Jules Koundé com a chegada do brasileiro.
Contudo, o time francês não pretende se desfazer de Vanderson facilmente. O preço do lateral é estimado em 30 milhões de euros (em torno de R$ 180,5 milhões). Além do Barcelona, clubes da Premier League monitoram a situação do brasileiro.
Vanderson tem contrato até junho de 2028. Agora, resta saber se os Blaugranas conseguirão convencer o Monaco, apesar de seus próprios problemas financeiros, para poder contar com o lateral-direito na próxima temporada.