Espanha

Lateral convocado por Dorival para a seleção brasileira vira prioridade do Barcelona

Hansi Flick quer dar profundidade ao setor para próxima temporada, e Barça tem nome favorito para se reforçar

Na briga por todos os títulos da temporada, o Barcelona não quer se acomodar e já pensa no futuro. Hansi Flick deseja reforçar a defesa para 2025/26, e um lateral convocado por Dorival Júnior na seleção brasileira é o favorito do treinador alemão: Dodô.

Segundo o “ge”, o Barcelona já entrou em contato com a Fiorentina e o staff do jogador de 26 anos para tratar de uma transferência na reabertura da janela. Dodô tem contrato com a Viola até junho de 2027.

Um dos destaques da temporada, o lateral-direito foi convocado pelo ex-técnico da Amarelinha na Data Fifa de novembro do ano passado. À época, ele ficou no banco de reservas do empate do Brasil com o Uruguai por 1 a 1, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo.

Em março, antes dos últimos jogos de Dorival pela Seleção, Dodô fez parte da pré-lista, porém, não foi chamado. Em alta na Fiorentina, o lateral brasileiro é prioridade dos Blaugranas para o setor.

No atual elenco, o técnico alemão só conta com Jules Koundé como opção experiente para a posição. Inicialmente, o francês foi contratado como zagueiro, em 2022, mas assumiu a ala direita. Seu substituto imediato é Héctor Fort, espanhol de apenas 18 anos.

Por que Dodô interessa ao Barcelona?

Dodô, lateral da Fiorentina Foto: (Imago)
Dodô é um dos destaque da Fiorentina Foto: (Imago)

O interesse do Barcelona em Dodô não é novidade. Em 2022, quando o lateral-direito ainda estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, os Culés manifestaram sua intenção de contratar o brasileiro, mas a Viola ofereceu mais dinheiro e fechou negócio.

Após uma temporada de estreia arrasadora, Dodô recebeu propostas de Brighton e Tottenham por 20 e 25 milhões de euros (cerca de R$ 132,4 e R$ 165,5 milhões na cotação atual) respectivamente. Contudo, a Fiorentina exigiu valores maiores e afastou os pretendentes.

Em 2023/24, o lateral brasileiro sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito e perdeu boa parte dos jogos. Recuperado fisicamente, Dodô recuperou seu espaço e voltou a jogar bem pela Viola.

Nesta temporada, o lateral-direito é o atleta mais utilizado pelo treinador Raffaele Palladino e o maior garçom da Fiorentina. Em fevereiro, a diretoria da Viola procurou o brasileiro para negociar uma renovação.

Mesmo com o interesse de Dodô, a Fiorentina não fez uma oferta oficial, esfriando as conversas. Nas últimas semanas, a Viola retomou as tratativas com o lateral brasileiro, mas a valorização no mercado — e a possibilidade de transferência para o Barcelona — dificulta um acordo.

Dodô pela Fiorentina em 2024/25, segundo o “SofaScore”

  • Jogos: 41
  • Assistências: 4
  • Grandes chances criadas na Serie A: 7 — melhor da equipe
  • Média de dribles certos por jogo na Serie A: 1,5 (52%) — melhor da equipe
  • Pênaltis sofridos na Serie A: 2 — melhor da equipe
  • Média de desarmes por jogo na Serie A: 1,3 — 3º melhor da equipe
  • Média de interceptações por jogo: 1 — 2º melhor da equipe

Além do Barça, Dodô também já foi sondado por Atlético de Madrid e Milan.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo