Espanha

‘Como o Barcelona deixou ele ir para o Chelsea? Erro incrível’

ídolo dos Blues 'ironizou' a postura do clube catalão em transferência de jovem atacante para a equipe londrina

Marc Guiu é o grande personagem da campanha irretocável do Chelsea na Conference League. O atacante espanhol anotou um hat-trick na última quinta-feira (19), contra o Shamrock Rovers, e se isolou na artilharia da competição, com seis gols em seis jogos.

A atuação de gala do jovem em Stamford Bridge levou Joe Cole, ídolo dos Blues, a levantar o seguinte questionamento durante um programa na TNT Sports: “Como o Barcelona o deixou ir para o Chelsea?”.

Na opinião do ex-meia, o clube catalão cometeu um grande erro ao permitir a saída de Guiu, pois se trata de um atacante com bastante potencial.

— Meu pensamento sobre Guiu é: como o Barcelona o deixou ir? Erro incrível com Marc. Este garoto em dois anos poderá ser um número 9 estabelecido e incrível.

— Acredito que ele pode ter sucesso. Ele tem tudo o que você não pode ensinar… e joga com um sorriso no rosto. Marc Guiu sabe quando entrar na área… seus instintos, sua agressividade, ele é corajoso. 

Por que o Barcelona não manteve Marc Guiu?

Nascido em Granollers, região que fica a menos de uma hora de carro do Camp Nou, Marc Guiu cresceu como torcedor do Barcelona. Aos sete anos, ingressou em La Masia e iniciou sua trajetória pelos culés.

Destaque da base do clube blaugrana, Guiu ganhou a primeira oportunidade no time principal em outubro de 2023, quando fez o gol da vitória sobre o Athletic Bilbao. Apesar do início promissor, o atacante não foi aproveitado pela diretoria.

A alta cúpula do Barça até tinha a intenção de renovar o vínculo do jogador — contrato ia até junho de 2025 — mas não chegou a um acordo.

Atento a jovens promessas e oportunidades de mercado, o Chelsea pagou a multa rescisória de 6 milhões de euros (R$ 36 milhões na cotação da época), e o espanhol de 18 anos assinou um contrato longo, válido até junho de 2029.

Marc Guiu tem seis gols na temporada, todos na Conference League
Marc Guiu tem seis gols na temporada, todos na Conference League (Foto: Imago)

Empréstimo de Guiu seria um bom negócio para o Chelsea?

Se na Conference Marc Guiu é o protagonista do Chelsea, o mesmo não se pode dizer de sua participação na Premier League.

De 16 jogos realizados até o momento, o jovem atacante disputou apenas um na competição (derrota para o Manchester City na primeira rodada) e foi relacionado para quatro.

Diante de números tão baixos no principal torneio do Chelsea na temporada, Joe Cole recomenda que Guiu procure um empréstimo para jogar mais minutos e não ver seu progresso desacelerar.

— Provavelmente seria bom para ele ir a algum lugar e jogar 20 partidas na Premier League. Ele será um jogador melhor.

O ex-meia acredita que os Blues não vão querer perder o espanhol de vista.

— Você não iria querer deixá-lo escapar, pois acho que ele terá um papel importante na segunda metade da temporada.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo