Rival de Vitor Roque, ex-Barcelona anota hat-trick e garante 100% do Chelsea
Em Londres, Blues goleiam Shamrock Rovers e fecham fase de liga da Champions na liderança isolada
O Chelsea fez mais uma vítima na Conference League. Nesta quinta-feira (19), em Stamford Bridge, os Blues golearam o Shamrock Rovers por 5 a 1 e fecharam a fase de liga do torneio com 100% de aproveitamento — seis jogos e seis vitórias.
Assim como na quinta rodada, diante do Astana, Marc Guiu foi o grande personagem do triunfo londrino. Se no gelado Cazaquistão, o atacante espanhol marcou dois gols, contra o time irlandês, ele anotou o primeiro hat-trick da carreira profissional.
Revelado nas categorias de base do Barcelona, Guiu foi contratado pelo Chelsea em julho deste ano. Os Blues desembolsaram seis milhões de euros para tirá-lo do clube catalão.
De “pedra no sapato” de Vitor Roque no Barça, o jovem espanhol passou a ser presença frequente nas escalações do Chelsea na Conference. Já são seis gols em 10 partidas na atual temporada — todos na competição continental.
Quem é Marc Guiu?
Nascido em Granollers, região que fica a menos de uma hora de carro do Camp Nou, Marc Guiu cresceu como torcedor do Barcelona. Aos sete anos, na temporada 2013/2014, ele ingressou em La Masia (categorias de base do Barcelona) e iniciou sua trajetória no clube.
Guiu estreou pelo time principal dos Culés em outubro de 2023, quando fez o gol da vitória sobre o Athletic Bilbao. O atacante tinha contrato até junho de 2025, e não chegou a um acordo com a diretoria para a renovação.
Ao todo, o jovem participou de sete jogos e anotou dois tentos em 2023/2024 pelo Barcelona. Ele revezou entre a equipe principal e o time B do clube, que disputou a terceira divisão espanhola.
Dentre os principais atributos de Guiu destacam-se: força, bom jogo de pivô, arranque, passada longa e cabeceio.
Marc Guiu x Vitor Roque
Marc Guiu foi alvo de provocações de torcedores brasileiros durante a última temporada do Barcelona. O motivo? O espanhol, por vezes, esteve à frente de Vitor Roque na preferência de Xavi.
Em entrevista no dia 25 de janeiro, o técnico falou sobre a decisão de colocar Guiu ao invés do brasileiro no jogo contra o Bilbao.
— Outro dia quem entrou foi Vitor, contra o Bilbao entrou Marc. Buscávamos um futebol mais direto. Vitor terá mais minutos, mas temos que ir com cautela, como com todos os jovens. Ele tem qualidade para nos ajudar.
No cômputo geral, Vitor Roque teve mais minutos que Guiu em 2023/2024. Mas nenhum dos dois atacantes emplacou no time catalão. Enquanto o espanhol foi vendido ao Chelsea, o ex-Athletico acabou emprestado ao Betis.
Minutagem de Vitor Roque e Marc Guiu em 2023/2024:
- Vitor Roque: 16 jogos, 353 minutos e dois gols;
- Marc Guiu: sete jogos, 182 minutos e dois gols
Quando o Chelsea volta a campo?
O Chelsea agora vira a chave e foca as atenções na Premier League. No próximo domingo (22), a equipe londrina visita o Everton, em jogo válido pela 17ª rodada. A bola rola a partir das 11h (horário de Brasília), no Goodison Park.
Com 34 pontos ganhos, o Chelsea ocupa a segunda colocação do certame. Já os Toffees amargam o 16º lugar, com 15.
Próximos jogos do Chelsea
- Everton x Chelsea – Premier League – 22/12
- Chelsea x Fulham – Premier League – 26/12
- Ipswich Town x Chelsea – Premier League – 30/12