Clubes protestam contra decisão a favor do Barcelona no caso Dani Olmo: ‘Muito perigoso’
Concessão dada para inscrição de Dani Olmo e Pau Víctor não foi bem aceita por outros times espanhóis
Na última quinta-feira (9), o Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD) concedeu medida cautelar a Dani Olmo e Pau Víctor. A decisão, que deixa a dupla apta para jogar pelo Barcelona, causou revolta entre os clubes rivais dos Culés em LaLiga.
Atlético de Madrid, Athletic Bilbao, Las Palmas, Valladolid, Espanyol e Valencia foram alguns dos times que se manifestaram, até o momento, contra a liminar.
— Um precedente muito perigoso foi criado e representa uma ameaça à integridade da competição — diz um trecho da nota do Espanyol.
🔴🔵 E a novela Dani Olmo enfim acabou…
Entenda a linha do tempo da situação que permitiu ao Barcelona registrar o campeão da Euro em LaLigahttps://t.co/iWfO8u762g
— Trivela (@trivela) January 9, 2025
Confira outras reclamações
Atlético de Madrid
O Atlético de Madrid foi um dos primeiros clubes a divulgar um comunicado sobre a resolução do CSD no caso Olmo. A equipe colchonera se mostrou preocupada e falou que a decisão “põe em perigo o sistema atual”.
— O Club Atlético de Madrid quer manifestar a sua profunda preocupação com a situação gerada no futebol espanhol após a resolução aprovada esta quarta-feira pelo Conselho Superior do Desporto. Consideramos que essa decisão põe em perigo o sistema atual, questionando as regras do jogo.
Valencia
— O Valencia deseja manifestar o seu desacordo com a decisão do Conselho Superior do Desporto, contrária à posição mantida tanto pela LaLiga como pela RFEF. Entendemos que é prejudicial à integridade da competição e também coloca em risco os pilares fundamentais da gestão econômica do futebol profissional — diz um trecho da manifestação.
COMUNICADO OFICIAL | DESACUERDO CON LA DECISIÓN DEL CSD ⬇️
— Valencia CF (@valenciacf) January 10, 2025
Athletic Bilbao e Málaga
Jon Uriarte, presidente do Athletic Bilbao, endossou as reclamações. O mandatário pontuou que “não é bom viver situações como essa para o futebol espanhol”.
Sergio Pellicer, treinador do Málaga, complementou as críticas: “as regras não vão ser iguais para todos, isso marca um antes e depois”.
La Liga promete agir
Diante das várias reclamações, La Liga promete apresentar um recurso à justiça, com intuito de tentar impedir que a medida cautelar tenha efeito. A entidade não concorda com a liminar aos jogadores do Barcelona.
Em conjunto com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), La Liga foi a responsável por suspender a inscrição de Dani Olmo e Pau Víctor, baseando-se no não cumprimento do Fair Play Financeiro.
Postura do Real Madrid no caso Olmo
Diferente dos clubes citados acima, o Real Madrid não se manifestou em relação à concessão da medida cautelar a Dani Olmo e Pau Víctor. O silêncio do time merengue irritou Javier Tebas (presidente de La Liga), que usou as redes sociais para alfinetar o atual campeão europeu.
Assim escreveu o mandatário: “o presidente do CSD parece ouvir uma única voz, que não representa o futebol profissional espanhol. E essa voz, curiosamente, mantém um silêncio cúmplice neste caso”.
Quando questionado sobre o tema, o técnico Carlo Ancelotti optou por não opinar: “não quero falar do assunto Olmo e Pau Víctor”, disse o italiano.