Espanha

Por falta de dinheiro, Barcelona perde a chance de contratar mais um reforço de peso

Vivendo uma grave crise financeira, o Barcelona levou mais um não no mercado na tentativa melhorar seu elenco

Sem levantar títulos na temporada, o Barcelona espera pelo menos ficar com o vice de La Liga para garantir vaga na próxima Supercopa da Espanha. Além da chance de ser campeão, o Barça também vê a participação no torneio como uma chance de fazer caixa com os valores da premiação. Vivendo uma grave crise financeira, a diretoria sabe que qualquer quantia já ajuda no orçamento.

Apesar das dificuldades, o Barcelona também está de olho no mercado para melhorar o nível de seu elenco para a próxima temporada. Contudo, a falta de dinheiro fizeram os Blaugranas perderam a chance de contratar mais um reforço de peso. Trata-se de Nico Williams, que é um dos destaques do Athletic Bilbao e deve disputar a Eurocopa com a Espanha entre junho e julho, na Alemanha.

O atacante foi um dos responsáveis por tirar os Leones do jejum de 40 anos sem títulos com a conquista da Copa do Rei em 2023/24. Aos 21 anos, o jogador é titular indiscutível no Athletic e está nos planos para o futuro. Não à toa, Nico renovou seu contrato em dezembro do ano passado até meados de 2027 e aumentou sua multa rescisória, o que acabou com a esperança do Barcelona em tê-lo a sua disposição.

Segundo o jornal Marca, a cláusula está avaliada em € 55 milhões (cerca de R$ 306,5 milhões na cotação atual). Esse valor foge da realidade financeira dos Culés, que sondaram a situação do atacante nos últimos meses. A joia dos Leones agradava à comissão técnica de Xavi Hernández, porém, o Barcelona não vai conseguir convencer o Athletic Bilbao a vendê-lo por uma quantia mais baixa do que a multa.

Por que Nico Williams entrou na mira do Barcelona?

O Barcelona colocou Nico Williams em seu radar desde o início da temporada, antes dele estender seu vínculo com o Athletic Bilbao. À época, o Aston Villa se disponibilizou a pagar a multa rescisória do atacante, além de oferecer o dobro do salário que recebia nos Leones. Entretanto, o jovem espanhol recusou a transferência por estar feliz no País Basco.

E a escolha parece ter sido acertada, já que Nico tem 35 partidas em 2023/24, com sete gols e 15 assistências entre Copa del Rey e La Liga. Mais do que o já citado título, o atacante também fez parte da classificação de La Roja à fase de grupos da Euro 2024 ao participar das Eliminatórias. A tendência é que ele seja lembrado por Luis de La Fuente na lista final.

Mesmo com o Barça interessado em sua contratação, Nico Williams está totalmente focado no Athletic Bilbao, onde terá a chance de disputar competições europeias pela primeira vez em sua carreira. Os Leones estão garantidos na próxima Liga Europa. Querido pela torcida, o atleta de 21 anos não pensa em ir embora nesse momento, para a tristeza do Barcelona.

Aliás, o Athletic Bilbao tem planos ousados para 2024/25, tanto que já contratou Djaló, do Braga, e está prestes a garantir a continuidade de Berenguer. Os Leones querem fortalecer seu grupo para a próxima temporada para, quem sabe, ser campeão mais uma vez. O treinador Ernesto Valverde deve continuar no cargo, e o zagueiro Laporte tenta sua rescisão de contrato para voltar ao País Basco.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo