Espanha

Balde vai perdendo brilho, lugar no time e preocupa no Barcelona — o que aconteceu?

Balde era titular absoluto do Barcelona, perdeu espaço e vira incógnita para Xavi

Alejando Balde foi um dos grandes nomes do Barcelona no final da última temporada e no começo da atual. Cercado de expectativas, parecia ter encontrado no esquema de Xavi uma forma de mostrar o que tem de melhor: agilidade e velocidade combinadas com habilidade para ser um dos grandes laterais em duelos um contra um no último terço ofensivo do campo. Não a toa, foi muito dito que o Barça teria em suas mãos um lateral para próxima década e o substituto ideal para Jordi Alba, hoje no Inter Miami, da MLS.

Mas as coisas que começaram ótimas já não estão mais tão boas para o jovem lateral esquerdo, que vem perdendo espaço e vê Xavi até improvisar para não colocá-lo de titular, seja em duelos de La Liga ou da Champions League. A chegada do versátil João Cancelo, originalmente um lateral direito, mas com total facilidade para jogar pela esquerda, tem colocado em xeque a posição antes intocável de Balde no elenco do Barcelona.

Perda de titularidade de Balde preocupa o próprio Barcelona

Diante do Atlético de Madrid, na última rodada de La Liga, o Barcelona conseguiu excelente vitória por 1 a 0, que manteve o time na luta pelas primeiras posições do campeonato. Bom para o time, ruim para Balde, que não pisou em campo.

Xavi optou por começar com o lateral esquerdo no banco ao iniciar com uma linha de quatro atrás composta com pelo menos uma improvisação: João Cancelo foi colocado na esquerda e Jules Kondé, originalmente zagueiro, jogou de lateral pela direita, posição que faz com facilidade também, o que faz com que não seja uma inteira improvisação. Ronaldo Araújo e Andreas Christensen compusem um setor defensivo que foi extremamente eficaz.

Antes do clássico contra o Atleti, o Barcelona fez jogo extremamente decisivo diante do Porto, pela Champions League, e novamente Balde começou no banco. Diferente do jogo por La Liga, Balde entrou em campo, mas isso não quer dizer muito: substituiu Cancelo, o melhor em campo, quando faltavam oito minutos para o jogo terminar — e o português saiu por sentir problemas físicos, não por opção de Xavi.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

O que tem acontecido com Alejandro Balde no Barcelona?

As críticas que o próprio staff técnico do Barcelona têm feito a Balde é de que sua progressão como jogador não tem sido regular. Sua chegada aos profissionais foi tão boa que houve até quem defendesse sua convocação para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, que acabou não acontecendo.

Essa irregularidade tem sido seu maior problema nesta temporada. Em 18 jogos, deu apenas uma assistência e não marcou nenhum gol. Não tem abusado dos duelos um contra um que o fizeram se destacar e também não oferece uma exata constância defensiva ao sistema do Barcelona.

Não a toa, Xavi tem optado por Cancelo na esquerda, dando a ele a mesma liberdade que era dada a Balde, mas sendo compensado com muito mais criatividade na condução da bola e ajuda dos dois lados do campo. Se não quiser ser atropelado e deixado para trás no Barcelona, Balde terá que se esforçar — e muito — para mostrar que ainda pode ser aquele que encheu os olhos de todos em sua primeira temporada como titular.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo