Espanha

Artilheiros da La Liga podem jogar juntos na próxima temporada

Alexander Sorloth, do Villarreal, e Artem Dovbyk, do Girona, despertaram o interesse do Atlético de Madrid para a próxima temporada

Se no começo da La Liga Jude Bellingham despontava como provável artilheiro, as coisas mudaram bastante pelo menos nesta estatística. Após uma lesão no início do ano, o rendimento do inglês caiu, e o campeonato espanhol conta atualmente com Alexander Sorloth, do Villarreal, como o melhor marcador da competição, com 23 gols, e Artem Dovbyk, de temporada consistente no Girona, com 21 gols.

E mesmo ocupando o mesmo espaço de campo por seus times, existe uma considerável chance do norueguês e do ucraniano estarem no mesmo time a partir de 2024/2025. Segundo o jornal Marca, o Atlético de Madrid prioriza a contratação de pelo menos um camisa 9, e está interessado em ambos os jogadores para a próxima temporada.

O interesse do Atlético de Madrid em contar com Sorloth e Dovbyk surgiu por conta da alta possibilidade de Memphis Depay e Álvaro Morata deixarem o clube colchonero. O holandês tem contrato até o próximo ano, mas problemas de lesão fazem com que o clube não se oponha a uma eventual saída. O mesmo acontece com o espanhol, que mesmo com acordo até 2026, chama a atenção de clubes italianos e da Arábia Saudita.

Adaptados à Espanha

Mesmo provenientes de países distantes cultural e geograficamente da Espanha, tanto Sorloth como Dovbyk têm algo a favor: a adaptação à La Liga. Com 28 anos e passagens discretas por Crystal Palace e RB Leipzig, o norueguês se encontrou na Espanha. Ele foi importante na Real Sociedad, onde jogou emprestado por duas temporadas, e chegou ao Villarreal no início de 2023/2024, após o Submarino Amarillo pagar 10 milhões de euros por ele.

E pelo menos em termos individuais, sua temporada vem sendo excelente. Sorloth se tornou rapidamente uma das referências do oitavo colocado da competição, e chegou à artilharia isolada do campeonato no último domingo (19), na talvez melhor partida de sua carreira. Ele anotou os 4 gols do Villarreal no empate por 4 a 4 contra o campeão Real Madrid.

Astro do time sensação

Já Dovbyk teve uma temporada tão surpreendente quanto a de Sorloth. Contratado por 7 milhões de euros do Dnipro-1, essa foi a primeira experiência do atacante em uma grande liga, depois de ele ter passado também por times da Moldávia e da Dinamarca.

Com 1,89, muita mobilidade e autoconfiança, o ucraniano foi um dos grandes, quiçá o protagonista da grande zebra da competição. Muito consistente ao longo de todo o campeonato, o Girona chegou a brigar pelo título com o Real Madrid, mas a terceira colocação na La Liga, conquistadas também com os 21 gols de Dovbyk, foram muito além do esperado.

Ainda falta uma rodada para o final da competição. Por mais que Sorloth, que enfrentará o Osasuna, esteja com dois gols a frente, Dovbyk ainda briga pela artilharia. A partida contra o já rebaixado Granada poderá ser importante para o ucraniano brigar pelo posto. Quem pode agradecer no fim das contas é o Atlético de Madrid, que poderá contar não só com um, mas com os dois artilheiros da atual edição da liga espanhola.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo