Árbitros de LaLiga planejam protestos após reclamações de Atlético, Barça e Real
As recentes polêmicas de arbitragem em LaLiga desencadearam reações contrastantes entre árbitros e gigantes espanhóis
As polêmicas de arbitragem são um problema global. Apesar do VAR, os espanhóis estão descontentes com os árbitros de LaLiga, que planejam protestos após reclamações de Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid.
Segundo o jornal “Marca”, a arbitragem nunca se sentiu tão sozinha na Espanha. Clubes e torcedores rivais se unem nas críticas aos árbitros, que se sentem desprotegidos e em um beco sem saída.
As equipes de arbitragem da elite espanhola se sentem afetadas pelo histórico de decisões controversas do passado. Os árbitros acreditam que nem mesmo a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) está a seu lado nessa guerra de narrativas.
Em meio às punições a nove membros da arbitragem após erros nos jogos, alguns árbitros consideram realizar diferentes tipos de protestos em LaLiga e LaLiga 2 — segunda divisão nacional — nos próximos dias.
Atleti e Barça detonam arbitragem de LaLiga

Em janeiro, Atleti e Barça detonaram, publicamente, a arbitragem de LaLiga após a vitória dos Merengues sobre o Almería por 3 a 2, no Santiago Bernabéu, por LaLiga. Naquela partida, três jogadas dividiram opiniões na Espanha:
Um gol anulado para o Almería, um pênalti duvidoso para o Real Madrid e um gol marcado por Vinicius Jr. com o braço. À época, o presidente do Barcelona e o técnico do Atlético de Madrid apontaram um suposto favorecimento ao rival em LaLiga:
— É uma pena. A equipe de arbitragem tem que responder às pressões que existem. Se não o fizerem, nos deixarão desconfortáveis, pois seria uma negligência no dever. A competição (LaLiga) é adulterada.
— Disse Joan Laporta ao Mundo Deportivo à época
— Acho que os árbitros estão sob muita pressão. O VAR os melhora, mas, ao mesmo tempo, os expõe. Essa é a realidade. […] Eles acham que somos todos estúpidos, isso é irritante.
— declarou Diego Simeone em coletiva
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Real Madrid manda carta à Federação Espanhola contra arbitragem

No último domingo (2), o Real Madrid perdeu para o Espanyol por 1 a 0, fora de casa, por LaLiga. Entretanto, os Blancos acreditam que foram prejudicados por erros de arbitragem, o que justificaria a derrota.
O Real Madrid enviou uma carta formal à Federação Espanhola reclamando do árbitro da partida. No documento, o Real destacou dois lances polêmicos: a não expulsão de Carlos Romero, do Espanyol, e um gol anulado de Vini Jr.
Javier Tebas, presidente de LaLiga, usou suas redes sociais para rebater o Real Madrid. O gestor se mostrou surpreso com as reclamações, pois esses posicionamentos são sempre divulgados nos canais oficiais dos Merengues.
Já a RFEF lamentou o tom utilizado pelo Real Madrid para detonar a arbitragem. A entidade exigiu respeito e confiança no trabalho dos árbitros na sequência de LaLiga.



