Espanha

Al Sadd anuncia acordo para liberar Xavi, mas Barcelona nega

A novela continua: Barcelona vê em anúncio de acerto do Al Sadd como uma forma de pressão para o pagamento da multa

O Al Sadd anunciou que o Barcelona pagou a cláusula de rescisão para contratar Xavi Hernández, jogador histórico do clube catalão, para ser técnico. Segundo informações do site The Athletic, o valor pago seria de cerca € 5 milhões. O mais maluco é que o Barcelona negou que tenha qualquer acordo. Segundo o jornal Mundo Deportivo, o clube catalão entende o anúncio do Al Sadd como uma forma de pressionar o pagamento da multa.

Xavi será o substituto de Ronald Koeman, demitido no último dia 27 de outubro. O neerlandês estava no comando da equipe desde 2020 e sua queda veio depois de uma derrota por 2 a 1 para o Real Madrid no Camp Nou e uma derrota para o Rayo Vallecano por 1 a 0 três dias depois. Sergi Barjuan, que chegou a jogar com Xavi de 1998 a 2002, foi escolhido como técnico interino.

“A administração do Al Sadd concordou com a transferência para o Barcelona depois do pagamento da cláusula de rescisão estipulada no contrato. Concordamos em uma cooperação com o Barcelona no futuro. Xavi é uma parte importante da história do Al Sadd e desejamos sucesso a ele”, diz comunicado do clube.

Xavi é um jogador histórico do Barcelona. Estreou em 1998 e ficou 17 anos defendendo o clube de coração. Foram 767 jogos, com oito títulos de La Liga e quatro da Champions League. Ele se transferiu em 2015 para o Al Sadd, ainda como jogador. Jogou por lá até 2019 e conquistou um título da liga nacional. Assumiu então como técnico.

Inicialmente, com um contrato de dois anos, mas o seu nome é especulado como técnico do Barcelona há algum tempo e, por isso, em maio deste ano ele renovou por mais dois anos. O nome de Xavi foi muito falado quando o Ernesto Valverde foi demitido, em janeiro de 2020, mas não houve acordo na época.

Como técnico, Xavi conquistou o título da Qatar Stars League, a liga catariana, que já tinha vencido como jogador. Ele conquistou a taça no último mês de março. Além da liga, ele conquistou ainda a Copa do Príncipe e a Copa do Catar na temporada passada.

Há representantes do Barcelona no Catar negociando a liberação de Xavi, com o diretor esportivo Mateu Alemany como o principal nome. O Al Sadd queria que o próprio presidente, Joan Laporta, fosse até lá negociar, o que não aconteceu. Xavi tem contrato até 2023 com o clube catariano e o Barcelona diz que não irá pagar a multa rescisória. A disputa parece não ter acabado e nem ter nada resolvido. O Sport, também de Barcelona, diz que o pagamento da cláusula pode ser feito até mesmo pelo próprio Xavi. Veremos quais serão os próximos capítulos da novela.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo