Copa do Mundo

Simulamos o sorteio da Copa do Mundo 50 vezes e o resultado foi esse

Veja os principais dados de todas as simulações rodadas pela equipe da Trivela

Legenda sobre a repescagem

Durante o texto e nos gráficos, as repescagens europeias e mundiais serão referidas através de siglas

PO EU AItáliaIrlanda do NorteBósnia HerzegovinaPaís de Gales
PO EU BUcrâniaSuéciaAlbâniaPolônia
PO EU CTurquiaRomêniaKosovoEslováquia
PO EU DDinamarcaIrlandaMacedônia do NorteTchéquia
PO INT ARD CongoJamaicaNova Caledônia
PO INT BIraqueBolíviaSuriname

A Copa do Mundo está mais perto do que você imagina. E nesta sexta-feira (5), a Fifa definirá os grupos do torneio em um sorteio que será realizado às 14h (horário de Brasília), no Kennedy Center, em Washington D.C., a capital norte-americana.

Como a maioria dos simuladores infelizmente não atendia a todas as mecânicas do sorteio (indicamos apenas duas ferramentas — em português e em inglês), a Trivela decidiu simular o sorteio da Copa 50 vezes.

Abaixo você os principais dados retirados de todas as simulações que fizemos. E caso você queira ver cada uma das simulações, é só clicar para ver a planilha com todos os resultados.

Os adversários mais comuns do Brasil

Nas 50 simulações feitas pela Trivela, os adversários mais comuns do Brasil são Croácia e Áustria, duas representantes europeias do Pote 2, com 11 vezes cada. É o mais natural, já que é o grupo que tem três seleções sul-americanas — Uruguai, Colômbia e Equador –, que não podem ser sorteadas com a Seleção.

No Pote 3, Catar e Panamá foram as seleções que mais estiveram ao lado do Brasil, com dez vezes cada.

Já no Pote 4, o Brasil teve como adversário mais comum a repescagem internacional A, que conta com República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledônia, com nove aparições. A repescagem europeia A, que tem a Itália e poderia representar alguma ameaça, também foi bem selecionada, com seis vezes.

O Haiti foi a única das seleções possíveis que não esteve nenhuma vez em um grupo do Brasil.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

De que lado da chave o Brasil mais esteve?

Uma das novas dinâmicas do sorteio da Copa do Mundo é uma vantagem para as quatro seleções melhores colocadas no último Ranking da Fifa. Assim, Espanha (#1) e Argentina (#2) não ficam do mesmo lado da chave, assim como França (#3) e Inglaterra (#4), caso passem em primeiro lugar de seus grupos, logicamente.

Com a nova mecânica, o Brasil teria na teoria que enfrentar duas das quatro favoritas para chegar à final do Mundial.

Nas 50 simulações, a Trivela também conferiu de que lado da chave a Seleção estaria.

Possíveis grupos da morte têm um Fator X

O aumento no número de seleções e consequentemente do tamanho de cada pote, além do uso do Ranking da Fifa para a alocação das equipes, faz com que a possibilidade de reais “grupos da morte” seja bem menor do que em outros Mundiais, ainda mais levando em consideração que alguns melhores terceiros avançam para o mata-mata.

No entanto, uma seleção que se destaca dentro de seu pote foi a grande responsável pela maioria dos “grupos da morte” formados nas simulações feitas pela Trivela.

A Noruega de Erling Haaland e Martin Odegaard está em 23 dos 29 “grupos da morte” declarados pela nossa equipe julgando as simulações.

Haaland comemora após a classificação da Noruega ao Mundial (Foto: Imago)
Haaland comemora após a classificação da Noruega ao Mundial (Foto: Imago)

Isso acontece porque a seleção é a primeira colocada do Pote 3 e hoje se encontra um patamar acima das outras equipes que estarão no mesmo grupo de bolinhas, principalmente por causa do excelente desempenho nas Eliminatórias da Copa, com 37 gols em 8 partidas disputadas, incluindo 7 a 1 no placar agregado contra a Itália.

Em boa parte dos considerados “grupos da morte”, quem representava o Pote 2 era Marrocos, Senegal ou Colômbia. E na maioria das ocasiões, quem encabeçava a chave era uma das europeias favoritas ao título.

Veja todos os considerados grupos da morte pela equipe

Pote 1Pote 2Pote 3Pote 4
EspanhaCroáciaParaguaiPO INT A
InglaterraUruguaiNoruegaJordânia
PortugalMarrocosNoruegaCuraçao
InglaterraMarrocosNoruegaPO INT B
BrasilCroáciaArgéliaPO EU D
EspanhaMarrocosNoruegaPO INT B
InglaterraSenegalNoruegaJordânia
HolandaColômbiaNoruegaCabo Verde
BrasilCroáciaCosta do MarfimJordânia
PortugalUruguaiNoruegaPO INT A
PortugalMarrocosNoruegaPO INT B
FrançaMarrocosNoruegaPO INT B
PortugalSenegalNoruegaPO INT B
EspanhaMarrocosNoruegaHaiti
EspanhaUruguaiEgitoPO EU A
BrasilJapãoNoruegaNova Zelândia
EUAMarrocosArábia SauditaPO EU A
EUAColômbiaNoruegaPO EU A
BélgicaSenegalNoruegaHaiti
AlemanhaColômbiaNoruegaGana
BrasilSenegalNoruegaJordânia
BélgicaSenegalNoruegaPO INT B
FrançaColômbiaNoruegaHaiti
PortugalColômbiaNoruegaGana
AlemanhaSenegalPanamáPO EU A
PortugalSenegalNoruegaHaiti
AlemanhaMarrocosNoruegaPO INT B
BrasilCroáciaNoruegaNova Zelândia
AlemanhaMarrocosNoruegaPO INT B

A CBF conseguiu seu grande desejo?

Segundo Marcel Rizzo, do “Estadão”, a Confederação Brasileira de Futebol tem uma grande preferência por fazer sua base e atuar na Costa Oeste de Estados Unidos e Canadá, que terá jogos em Los Angeles, São Francisco, Seattle e Vancouver. De acordo com o jornalista, a CBF entende que essa região tende a ser menos impactada com fenômenos climáticos, como tempestades, por exemplo.

O problema é que apenas um dos grupos em que o Brasil pode ser alocado oferece a chance de fazer todos os jogos no Oeste, o Grupo G. Em apenas 6 dos 50 sorteios que simulamos, a Seleção conseguiria seu objetivo.

Caindo no Grupo G, o Brasil faria sua estreia em 15 de junho, no SoFi Stadium, em Los Angeles. A segunda partida aconteceria em 21 de junho, no BC Place, em Vancouver. Já a última partida seria em 26 de junho, no Lumen Field, em Seattle.

GrupoLocalizaçãoSorteios
CLeste6
ECentro e Leste6
FCentro10
GOeste6
HLeste5
ILeste8
JCentro e Oeste4
KCentro e Leste3
LLeste2
Carlo Ancelotti e Seleção têm preferência por localização no Mundial (Foto: Imago)
Carlo Ancelotti e Seleção têm preferência por localização no Mundial (Foto: Imago)

Todos os grupos do Brasil nas simulações

#GrupoPote 2Pote 3Pote 4
1FÁustriaEgitoNova Zelândia
2IÁustriaPanamáCabo Verde
3FCroáciaPanamáGana
4CÁustriaPanamáJordânia
5ESuíçaArábia SauditaPO INT A
6ECroáciaTunísiaPO EU B
7LSuíçaTunísiaPO EU D
8GCroáciaArgéliaPO EU D
9IÁustriaPanamáNova Zelândia
10ISuíçaCatarGana
11KCoreia do SulEscóciaPO EU D
12CJapãoCosta do MarfimPO EU C
13FÁustriaCatarPO INT A
14CÁustriaArgéliaNova Zelândia
15FAustráliaCosta do MarfimPO EU A
16CAustráliaCosta do MarfimPO EU A
17HÁustriaArgéliaCuraçao
18ICroáciaCosta do MarfimJordânia
19GSenegalCatarPO EU D
20GÁustriaUzbequistãoPO EU A
21HSuíçaCatarPO INT A
22ISenegalUzbequistãoPO EU B
23JCroáciaPanamáGana
24KCroáciaCatarGana
25JÁustriaCatarNova Zelândia
26ESuíçaCosta do MarfimPO EU A
27HSenegalPanamáPO EU C
28IMarrocosUzbequistãoPO EU D
29HSuíçaPanamáCabo Verde
30GCoreia do SulTunísiaPO EU B
31FCroáciaCatarPO INT A
32GCroáciaTunísiaJordânia
33EAustráliaPanamáPO EU C
34JAustráliaEscóciaPO INT A
35FAustráliaArgéliaPO EU A
36KJapãoNoruegaNova Zelândia
37CÁustriaCosta do MarfimCuraçao
38JCroáciaUzbequistãoPO INT A
39ECoreia do SulArgéliaPO EU A
40HJapãoCosta do MarfimPO EU B
41FSenegalNoruegaJordânia
42FCroáciaCatarPO EU C
43CCoreia do SulPanamáPO EU B
44FIrãEscóciaPO INT A
45IAustráliaCosta do MarfimPO EU D
46EÁustriaCatarPO INT A
47LSuíçaCatarPO INT A
48FCroáciaNoruegaNova Zelândia
49ISuíçaPanamáCabo Verde
50GAustráliaÁfrica do SulPO EU C
Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo