Por que atuação de Neymar reforça ideia de Ancelotti para utilizá-lo na Copa do Mundo?
Atacante entra no segundo tempo, na vaga deixada por Matheus Cunha, e deu bons sinais para o treinador italiano
Depois de 981 dias, Neymar voltou a disputar uma partida com a camisa da seleção brasileira, em um cenário completamente diferente daquele ao qual estava habituado. Com diversas lesões ao longo dos últimos anos, o camisa 10 não pôde ser utilizado por Dorival Júnior, nem por Carlo Ancelotti até a Copa do Mundo. Mas contra a Escócia, conseguiu disputar e ajudar o Brasil a selar a vitória por 3 a 0.
Neymar entrou aos 31 minutos do segundo tempo, no lugar de Matheus Cunha. É justamente nesta função, centralizado — mas mais avançado no campo em relação ao camisa 9, que chega a figurar como um meio-campista —, que o atacante do Santos deve ganhar espaço no Brasil. Na próxima partida, nos 16-avos de final, na segunda-feira (29), a tendência é que ainda seja reserva. Mas mostrou que pode ser importante para a seleção no mata-mata.
O primeiro adversário no mata-mata ainda está indefinido. Japão, Países Baixos ou Suécia surgem como possibilidades, no Grupo F — o segundo colocado da chave enfrenta o Brasil. Pela sua experiência, por já ter disputado três Copas do Mundo com a Amarelinha anteriormente, Neymar surge como uma espécie de coringa para Ancelotti, que conseguiu provar, “com seus próprios olhos”, que o camisa 10 tem condições de disputar uma partida no Mundial.
:quality(65)/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2FNeymar-em-partida-entre-Brasil-e-Escocia-na-Copa-do-Mundo-scaled.jpg)
— Posso colocar esse dia como um dos mais especiais. É um sonho de qualquer menino vestir a camisa da seleção. Senti saudade, ficava ansioso para estar de volta. Consegui voltar. Estou emocionado. Sozinho, depois, chorei — afirmou Neymar, na saída da seleção brasileira do Estádio de Miami, na Flórida, onde enfrentou a Escócia.
Como foi a atuação de Neymar contra a Escócia na Copa do Mundo
Nos pouco mais de 20 minutos em campo, considerando os acréscimos, Neymar se movimentou principalmente pela esquerda, próximo a Vinicius Júnior. Naquele momento, o Brasil já vencia por 3 a 0, e o camisa pôde criar oportunidades próximo à área adversária, algo que não ocorria na seleção brasileira desde outubro de 2023, quando se lesionou contra o Uruguai pelas Eliminatórias.
Em função de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita, Neymar também ficou fora dos confrontos com Marrocos e Haiti, pelas duas primeiras rodadas da fase de grupos. Ele também ficou mais de um mês sem disputar uma partida oficial, ainda quando estava a serviço do Santos, antes de se juntar à concentração da seleção brasileira na Granja Comary.
:quality(65)/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2Fimage-1782356817.png)
Neymar não tem mais a mesma velocidade das três últimas Copas do Mundo, mas pode ser decisivo — caso consiga se manter saudável ao longo do mata-mata. Contra a Escócia, em um cenário favorável para a seleção brasileira, deu uma finalização a gol, deu quatro passe decisivos (que resultaram em uma finalização) e errou apenas um passe, no campo adversário, em um de seus primeiros toques na bola. Também voltou para marcar, nos minutos finais do confronto.
— Teve oportunidade. Merecia jogar, trabalhou bem nos treinos, teve profissionalismo. Nessa Copa do Mundo, ele pode ajudar a equipe, e acho que jogou bem nesses poucos minutos — afirmou Ancelotti, em entrevista coletiva após a partida.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Neymar será ‘reserva de luxo’ da seleção brasileira na Copa do Mundo
Mesmo assim, Ancelotti não deve lançá-lo desde o início no próximo compromisso da seleção brasileira. O trio ofensivo, composto por Vini Jr, Matheus Cunha e Rayan, se mostrou efetivo contra a Escócia. Raphinha, com lesão muscular, só deve retornar ao time titular após as oitavas de final — caso o Brasil consiga avançar até lá.
— Neymar não precisa de motivação para jogar com a camisa do Brasil. Tem 34 anos, tem a paixão de um menino para jogar futebol — reforçou o treinador.
No setor criativo, ele também pode servir de apoio para Vinicius Júnior, que se tornou protagonista da seleção brasileira nesta Copa do Mundo no lugar do camisa 10 — pela primeira vez desde 2014. Contra a Escócia, o atacante do Real Madrid foi o principal destaque, com dois gols marcados, e ganhou o prêmio de melhor jogador em campo pela terceira partida seguida.
De volta ao CT do New York Red Bulls, Neymar, assim como os demais convocados, terão folga nesta quinta-feira (25). A definição do confronto do Brasil sairá no mesmo dia, por meio dos confrontos do Grupo F.