Gareth Southgate pensou em pedir demissão da Inglaterra antes da Copa do Mundo no Catar
Técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate diz que considerou a possibilidade de deixar o cargo, onde vinha muito pressionado, de modo a ajudar o time

A Inglaterra chegou à Copa do Mundo no momento de maior pressão sobre o técnico Gareth Southgate. Apesar da boa campanha na Copa do Mundo de 2018, quando foi à semifinal, e na Eurocopa 2020, quando foi até a final, o técnico vinha de resultados ruins, como os 4 a 0 para a Hungria em casa, e um time com o pior desempenho sob o seu comando. Por isso, Southgate conta que pensou em pedir demissão e anunciar que aquele seria o seu último torneio no cargo.
Curiosamente, não foi o que aconteceu: não só ele não pediu demissão para tirar a pressão do time, como a Inglaterra teve um desempenho de ótimo nível, provavelmente o melhor desde que ele assumiu o cargo. Ainda assim, o resultado foi pior do que na Copa anterior.
“Nunca quero estar em uma posição onde minha presença está afetando o time de forma negativa”, afirmou Southgate, em entrevista à BBC. “A última coisa que você quer como técnico é que a sua presença seja divisiva e iniba o desempenho”.
“Minha única preocupação… era quando você sente que pode ter uma divisão entre o que os torcedores querem e onde eu deveria estar, isso pode afetar o time e eu estava ciente disso indo para a Copa do Mundo”, continuou o técnico.
A Inglaterra foi até as quartas de final da Copa do Mundo, quando foram derrotados pela França por 2 a 1. Depois da derrota, ele levou algumas semanas para decidir o que fazer e se ficar seria a coisa certa a se fazer. “Sermos eliminados nas quartas de final foi duro, mas o apoio dos jogadores e dos torcedores definitivamente me animou”, afirmou o treinador.
Em dezembro, a Football Association (FA) anunciou que o técnico assinou um novo contrato até o fim de 2024. “O time continua melhorando. Todos estamos ganhando confiança no que estamos fazendo”, disse o técnico. “Estou aqui por 10 anos, desenvolvendo tudo também. Então queria ter certeza que ainda estaria estimulado e com fome para esse desafio”.
O desafio que Southgate vai enfrentar é Eurocopa 2024, com as Eliminatórias do torneio começando já em março.