Sucesso da fase de grupos na Copa 2022 faz Fifa pensar em grupos de quatro times para 2026
Ideia inicial era ter 16 grupos de três times, mas Infantino afirma que será estudado um formato com quatro times por grupo

A Copa do Mundo de 2026 será a primeira com 48 seleções e, por isso, precisará de um novo formato. A Fifa vinha estudando fazer 16 grupos de três times, mas isso pode mudar, depois do que aconteceu no Catar. Outro formato ao menos será discutido, segundo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que ressaltou o sucesso do formato dos grupos com quatro seleções. Com 16 grupos de três, a ideia inicial era que os dois primeiros avançassem, criando uma fase eliminatória, 16-avos de final, e depois seguindo com o formato habitual de oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
“Com relação à próxima Copa do Mundo e 16 grupos de três, precisamos considerar isso novamente. Talvez 12 grupos de quatro sejam melhores”, afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa. O sucesso, da visão da Fifa, dos grupos de quatro nesta Copa fez com que a ideia de grupos de três seleções tenha sido abalada.
Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento de futebol na Fifa, já tinha indicado que a ideia de grupos de três estava sendo reconsiderada, com grupos de quatro sendo uma possibilidade para 2026. A ideia de grupos de três é evidentemente ruim, porque há o temor que o último jogo de cada grupo possa ter situações em que os dois times em campo podem ter um resultado que beneficie ambos e prejudique o terceiro time, que não estará em campo.
A ideia dos grupos de três da Fifa tem um motivo para ser pensada: isso faria com que o calendário não mudasse em termos de número de jogos. Seriam dois jogos na fase de grupos e mais cinco de jogos eliminatórios. O aumento do número de times, porém, talvez tenha que vir com o aumento de uma data em relação ao calendário.
Com 12 grupos de quatro times, seria preciso pensar em como montar a próxima fase. Se dois times se classificarem por grupo, serão 24 times e, assim, seriam precisos mais seis times classificarem, possivelmente os seis melhores terceiros colocados e assim seriam 32 times, que se enfrentariam na fase 16 avos de final.
Seria possível também classificar só os primeiros colocados dos 12 grupos e outros quatro melhores segundos colocados, mas isso perderia muito da competitividade dos grupos que vimos neste ano, com times que sequer tinham pontuado nas duas primeiras rodadas com chance ainda de classificar. É um problema que a Fifa criou e a Fifa precisará resolver.