Fifa divulga números da Copa, com audiência de 1,5 bilhão na final entre Argentina e França
Segundo dados da Fifa, 5 bilhões de pessoas estiveram envolvidas com o torneio e o engajamento nas redes sociais cresceu 448%, com 262 bilhões em alcance

A Fifa divulgou nesta semana uma série de dados consolidados sobre a Copa do Mundo, um mês depois do término do torneio. E os dados de audiência da competição bateram recordes em 2022. Segundo a entidade internacional, 5 bilhões de pessoas estiveram envolvidas de alguma maneira com o Mundial – o que representa mais de 60% da população do planeta. A final teve 1,5 bilhão de espectadores, enquanto a partida de abertura atingiu 550 milhões de pessoas.
Os números divulgados pela Fifa, em consultoria da Nielsen, também demonstram um envolvimento enorme nas redes sociais. Foram 93,6 milhões de posts em todas as plataformas, com um alcance acumulado de 262 bilhões de pessoas e quase 6 bilhões de engajamentos. O engajamento total cresceu 448% em relação aos dados da Copa de 2018.
O site da Fifa se aproveitou desse fluxo. Os melhores momentos oficiais das partidas tiveram 192 milhões de visualizações. Os canais digitais da Fifa tiveram um engajamento 24% maior. Já a hashtag #FIFAWorldCup no TikTok chegou a 25 bilhões de visualizações, um recorde na plataforma.
Sobre a presença de torcedores no Catar, a Fifa apontou que 3,4 milhões de torcedores estiveram nas arquibancadas para os 64 jogos. A média foi de mais de 53 mil pessoas a cada partida, com o recorde de 89 mil em três duelos no Estádio Lusail, incluindo a final. A Fan Fest em Doha recebeu 1,85 milhão de pessoas ao longo do mês da Copa.
Outra informação interessante é sobre as crianças que participaram do torneio. Foram mais de 3,2 mil crianças envolvidas na Copa, entre aquelas que entraram em campo nas cerimônias iniciais e as que trabalharam como gandulas. Elas vieram de 105 países diferentes, com 37 escolas e academias envolvidas em projetos sociais. O Mundial ainda teve 20 mil voluntários, sendo 17 mil catarianos e 3 mil estrangeiros – vindos de 150 países diferentes. Ao todo, 180 mil pessoas foram credenciadas para trabalhar na Copa, incluindo 10 mil profissionais de imprensa.