Eliminatórias da Copa

Soteldo dá show, Venezuela atropela Chile e se consolida como surpresa das Eliminatórias

Com grande atuação de Soteldo, Venezuela bateu o Chile por 3 a 0 e se consolidou como força no início das Eliminatórias Sul-Americanas

Até aqui, a Venezuela é a grande surpresa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Depois de segurar o Brasil, La Vinotinto contou com grande atuação de Soteldo para bater o Chile por 3 a 0, nesta terça-feira (17), em Maturín. Além do gol no final do primeiro tempo, o atacante do Santos participou diretamente dos tentos de Rondón e Martínez, na segunda etapa, quando os chilenos tinham um jogador a menos.

Com a vitória, a Venezuela chega aos sete pontos em quatro jogos e se consolida na zona de classificação para o Mundial. Por outro lado, o Chile estaciona nos quatro pontos e pode sair do G-6 ainda nesta rodada.

Chile começa melhor, mas Venezuela cresce

Mesmo jogando fora de casa, foram os chilenos que tomaram a iniciativa primeiro, explorando principalmente o lado direito. Aos 7 minutos, após lançamento em profundidade de Medel, Alexis Sánchez cruzou e a bola sobrou para Aránguiz, que finalizou torto. Dois minutos depois, Loyola ganhou dividida e chutou, com desvio, no travessão. A resposta da Venezuela aconteceu aos 18 minutos. Em cruzamento vindo da direita, Rondón cabeceou sozinho e obrigou Cortés a fazer espetacular defesa.

A situação começou a se complicar para o Chile aos 22 minutos. Já sem Pulgar, suspenso, La Roja perdeu Valdés, lesionado, que foi substituído por Osório. Depois de dois chutes de fora da área, de Alexis Sánchez e Méndez, os venezuelanos cresceram, explorando principalmente a bola aérea — devido à maior estatura — e os erros na saída de bola chilena.

Aos 30, em linha aérea dentro da grande área, Ángel cabeceou para fora. Dois minutos depois, Herrera roubou bola de Méndez no campo de ataque e avançou com três opções de passe contra apenas dois defensores. O meio-campista preferiu o chute, que saiu torto, pela linha de fundo. Soteldo, que iniciou aberto pela esquerda, mas se posicionou mais por dentro com o decorrer do primeiro tempo, fez grande jogada aos 38. Após cortar a marcação, abriu para Herrera, que cruzou. Medel quase fez contra.

O gol venezuelano saiu no apagar das luzes da primeira etapa. Aos 45, o Chile novamente errou na saída de bola, desta vez com Paulo Díaz. Martínez ficou com a bola e rolou no lado direito da grande área para Soteldo, que bateu cruzado para abrir o placar.

Expulsão dificulta vida do Chile, que vê Soteldo brilhar

O Chile até esboçou pressão em busca do empate no início do segundo tempo. Aos 8 minutos, Loyola chutou cruzado, com perigo. Mas tudo foi por água abaixo aos 13. Marcelino Nuñez, que havia entrado no intervalo no lugar de Aránguiz, cometeu falta, recebeu cartão amarelo e, por reclamação, foi expulso.

Com mais espaço, Soteldo brilhou. Acionado nos contra-ataques pela esquerda, o atacante do Santos infernizou a defesa do Chile. Aos 27, passou como quis por Medel e cruzou para Rondón, que completou para o gol. Três minutos depois, finalizou de fora da área para defesa de Cortés.

Aos 33, foi Loyola quem comeu poeira para Soteldo. Desta vez, o cruzamento do jogador do Peixe passou por Rondón, mas Martínez apareceu na segunda trave para transformar o placar em goleada e dar números finais ao jogo.

Estatísticas de Venezuela x Chile – Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

  • Posse de bola: 42% x 58%
  • Chutes: 13 x 11
  • Chutes a gol: 6 x 1
  • Gols: Soteldo 45′, Rondón 72′ e Martínez 78′ (V)
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo