Eliminatórias da Copa

Com roteiro de cinema, Uruguai consegue vitória histórica sobre a Colômbia e quebra jejuns

Mesmo após levar empate nos acréscimos, Celeste renasce e volta a vencer nas Eliminatórias

O Uruguai suou, mas enfim voltou a somar três pontos nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Diante da Colômbia, grande sensação da competição, a Celeste venceu por 3 a 2 e assumiu a segunda colocação do certame.

Por isso, a alcunha de ‘jogo de seis pontos'. Afinal, antes da bola rolar no Estádio Centenário, era a seleção colombiana quem ocupava a vice-liderança. Com a vitória, o time uruguaio foi a 19 pontos e ultrapassou os Cafeteiros pelos critérios de desempate.

A Argentina, mesmo derrotada pelo Paraguai na rodada, segue na ponta da tabela, com 22.

Mais do que aliviar a crise entre o técnico Marcelo Bielsa e jogadores, o triunfo fez a Celeste quebrar dois jejuns importantes.

O Uruguai não vencia há sete jogos, sendo quatro pelas Eliminatórias. Além disso, eram quatro rodadas sem marcar sequer um gol.

De falta, Quintero engana Rochet e abre o placar para Colômbia

Apesar do empate parcial sem gols, não dá para dizer que faltou intensidade no primeiro tempo. Pelo contrário. Com propostas ofensivas, Uruguai e Colômbia fizeram jogo franco e veloz no Centenário.

Atuando em casa, a Celeste tentou controlar e ditar o ritmo da partida. Mas não obteve êxito. O bom time colombiano não só freou o ímpeto dos mandantes e igualou as ações, bem como saiu na frente no marcador. Em cobrança de falta à direita da área, Quintero enganou Rochet — que apostou no cruzamento — e balançou as redes.

Um segundo tempo com roteiro de cinema

Precisando reagir, a seleção uruguaia adiantou as linhas e aumentou o volume ofensivo na volta do intervalo. A mudança de postura logo surtiu efeito. Aos 11′, Saracchi recebeu na esquerda, cruzou para a área e contou com a sorte. Na tentativa de cortar de carrinho, Sánchez só raspou na bola e jogou contra o próprio patrimônio.

O gol de empate mudou completamente a configuração do jogo. Acuada, a Colômbia acusou o golpe, não suportou a pressão e levou a virada. Após boa jogada pela esquerda, Aguirre recebeu de Valverde, limpou o marcador e chutou cruzado, de canhota, sem chances para Vargas.

Quando tudo parecia caminhar para uma vitória tranquila dos uruguaios, Carlos Andrés Gómez, já nos acréscimos e aos trancos e barrancos, deixou tudo igual. E pasmem, não acabou por aí…

Sim, a Celeste se recusou a amargar um novo tropeço e foi buscar a vitória. Com 55 minutos no relógio, em bola lançada na área colombiana, Ugarte se aproveitou da falha da defesa adversária, pegou a sobra e acertou chute de primeira: 3 a 2.

Próximos jogos de Uruguai e Colômbia

O Uruguai volta a campo na próxima terça-feira (19), quando enfrenta a seleção brasileira, pela 12ª rodada das Eliminatórias. A bola rola às 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

No mesmo dia, só que a partir das 20h (horário de Brasília), a Colômbia mede forças contra o Equador, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barraquilla, também pela 12ª rodada.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo